Brasileiros se classificaram bem para a final do NRHA Open Derby

Os campeões da Non Pro saíram ontem  (29) e hoje (30) tem a final da Open com Brasil em pista

O primeiro NRHA Derby aconteceu em 1980 e é destinado a cavalos de quatro, cinco e seis anos hípicos. Todos os anos, os competidores buscam o prestigiado título nas categorias Open (profissionais) e Non Pro (não profissionais). Realizado sempre no final da primavera/início do verão de cada ano em Oklahoma City, Estados Unidos, faz parte de tríplice coroa da NRHA e é uma das provas que mais pagam em premiação da temporada.

Em seu 38º ano, o NRHA Derby 2018 destinou cerca de US$ 850.000,00 em dinheiro para a premiação e já é um dos maiores de todos os tempos. O evento já alcançou um número recorde de inscrições em todas as categorias, superando o recorde da edição passada. Só na Open foram mais de 230 conjuntos. A semana – NRHA Derby acontece de 23 a 30 de junho – também conta com provas sem limite de idade para os animais, as chamadas Ancillary Class – que revelou mais de 25 campeões.

As classificatórias da categoria Open aconteceram dias 27 e 28 de junho e todos os seis brasileiros na disputa chegaram às finais. Dos três cavalos que levou, Franco Bertolani disputa o título com dois. Favorito, mas sem colocar pressão, por conta das notas que marcou, é um dos nomes fortes do Brasil para essa prova. Com Dun It For Whizkey, do Cardinal Ranch, anotou 226, a segunda melhor nota de toda a semana. Com a sexta melhor nota da classificatória, 223,5, ele também entra com Inferno Sixty Six. Dois bons cavalos, premiados e que já tem um histórico importante.

Pedro Baião depois de um ótimo NRBC – segundo lugar no Nível 4 e campeão Nível 3 -, uma das maiores emoções e também apresentações do brasileiro, justamente com Spooksgottachicolena, ele volta aos holofotes ao marcar 221 e chegar bem à final. Eles disputam pelo Nível 3 e 4 na noite de hoje. Pedro também apresentou Barbies Half Moon, que não foi tão bem dessa vez.

O jovem Gabriel Bittar Borges aparece mais uma vez entre os melhores da elite mundial da Rédeas. Chega à final com os dois cavalos que levou e melhor, marcou a melhor nota dos Níveis 1 e 2. Com Checksworthy sua pontuação foi 220,5 e ele disputa pelos quatro níveis, tendo grandes chances de vencer nos dois maios baixos. Com Gotta Shiney Playboy marcou 218,5 e tenta o título nos Níveis 1, 2 e 3. Ele vem se apresentando bem com os dois cavalos e a torcida já está animada.

Gabriel Bittar Borges com Checksworthy. Foto: Wattemberry

Thiago Boechat, que tinha dado uma entrevista em que disse estar pensando em se aposentar, está em mais outra final. Ainda bem que ele ainda tem lenha para queimar, pois temos o prazer de continuar acompanhado esse ícone brasileiro da Rédeas em ação. Com Ruf Lil Magnum marcou 220,5 e está na final do Nível 4 hoje a noite. Entre os diversos títulos de Boechat, campeão mundial AQHA ano passado.

Clemerson Barbalho

A grande e feliz presença nessa final, com toda certeza, é a de Clemerson Barbalho. Ele encarou o desafio de apresentar dois cavalos que estavam sendo treinados por Eduardo Salgado, de quem é assistente e braço direito, após Banga ter que ficar parado devido a um acidente doméstico em maio. Essa é sua primeira prova de alto nível e sua primeira grande oportunidade nos Estados Unidos dentro da pista. E ele respondeu super bem classificando os dois cavalos para a final e se posicionando bem nos Níveis 1 e 2. Com Gotta Shiney Diamond marcou 218,5, entrando também na disputa do Nível 3, e com Sharp Dressed Spook a nota foi 218.

Fernando Salgado completa a lista dos brasileiros classificados. Dos três cavalos que levou, ele classificou Customized My Gun ao marcar 218,5, entrando na final do Nível 3. Fernando ainda apresentou The Best Gunner, assumindo também um auxílio ao seu irmão Eduardo, e Payaso Rojo Gunner, ambos marcando 213. A final acontece em dois momentos. O primeiro, somente para quem só se classificou para os Níveis 1, 2 e 3, a partir das 13h, e às 19h, para todos que concorrem ao Nível 4. Dá para ver ao vivo através do http://www.nrhaderby.com/live

Por Luciana Omena

Deixe um comentário