O The American Rodeo avançou em mais uma etapa para a sua tão aguardada realização que ocorre nos dias 8 e 9 de março, no Globe Life Field, em Arlington, Texas. O rodeio milionário, produzido e organizado pela Teton Ridge, empresa de entretenimento do segmento western, distribuirá mais de US$ 3 milhões em prêmios.
Brasileiros no The American Rodeo
Entretanto, uma notícia triste para os brasileiros que acompanham a competição. Neste ano, estava na disputa Junior Nogueira, que já é bicampeão desse evento no Team Roping, sexto colocado no mundial da PRCA ano passado, passou pelas classificatórias do The American, chegou na final Nacional, mas não avançou.
Outros dois brasileiros também disputaram vaga, mas na modalidade de Touro. Warley de Oliveira da Silva, campeão de Barretos, e Christian Oliveira Silva, classificado pela Liga Nacional de Rodeio, também não avançaram.
Vale destacar que não houve mais brasileiros na disputa porque, pelo que soubemos, a Professional Bull Riders – PBR, proibiu os seus competidores de participar das classificatórias.
The American Rodeo
Desde que a competição foi assumida pela empresa Teton Ridge, o seu formato é mudado a cada ano, gerando uma incógnita e curiosidade para quem acompanha a prova. No ano passado, já haviam sido instituídas as etapas regionais, como uma espécie de semifinal classificatória. Para a edição de 2024, todos os competidores que participaram das provas ao longo do ano e conseguiram vaga, disputaram o seu regional.
O West Regionals aconteceu em Las Vegas, nos dias 12 e 13 de janeiro, já o Central Regionals, em Oklahoma City, foi de 18 a 20 de janeiro e por fim, o East Regionals, em Lexington, de 25 a 27 do mesmo mês. De cada um deles, cinco competidores por modalidade ganharam chance de competir o que os organizadores chamaram de final Nacional, dia 10 de fevereiro, a última chance de vaga para o evento milionário. Dessa final, apenas cinco vagas por modalidade para o The American, em Arlington.
Em anos anteriores, durante o evento aconteciam as últimas provas classificatórias. Pela programação desse ano, serão apenas o The American Performance Horse no dia 8 de março, e o American Rodeo no dia 9, com apenas dez competidores por modalidade.
Pelo formato dos últimos anos, deve haver uma rodada com os dez e depois uma decisiva entre os quatro melhores. Vale U$1 milhão em prêmios para os campeões, e ainda um bônus de U$ 1 milhão se algum dos ganhadores ganhou a vaga através das classificatórias.
Como em todos os anos, o evento convida os melhores colocados dos principais rankings. Antes entrava PBR, mas agora não mais, somente os cinco melhores do ranking mundial da PRCA foram convidados.
Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Colaboração: Luciana Omena
Fotos: Reprodução/Facebook The American Rodeo
Leia mais notícias internacionais aqui