Internacional

Bulldogueiro Colin Wolfe vence slalom no Cowboy Downhill

Wolfe nunca tinha participado da competição até a edição desse ano. Agora não vê a hora de voltar

Competidor da PRCA na modalidade Bulldog (Steer Wrestling), o atleta de Wenatchee, Wash., foi o vencedor do slalom – modo de descida, em montanha ou rio, em forma de zigue-zague – do 43° Cowboy Downhill, com o tempo de 25s86. A competição foi realizada dia 15 de janeiro, em Denver, Colorado, na estação de esqui Steamboat Springs.

“Sempre quis fazer o Cowboy Downhill, mas não sabia como funcionava direito. Aos 32 anos, o bulldogueiro está participando também, pela PRCA, do National Western Stock Show & Rodeo, em Denver, pela primeira vez na carreira. “Foi muito legal ganhar, porque era algo que estava na minha lista de coisas que eu teria que fazer pelo menos uma vez na vida”.

Colin Wolfe. Foto: Fred McClanahan

Mesmo que nunca tenha competido nesse evento, a atividade não é estranha para Wolfe. Ele esquia desde muito novo, começou com dois anos de idade com a família, pois a região que nasceu é bem perto da Mission Ridge Ski Area, em Wenatchee. “Esquiar é a parte fácil. Difícil é manter seu chapéu na cabeça nos 30 segundos que temos até completar a prova”. Wolfe venceu um dos mais ganhadores dessa prova, o bareback rider Wyatt Denny.

O Cowboy Downhill acontece sempre junto com o National Western, tendo começado em 1975. Foi criado a partir de um encontro de Larry Mahan, seis vezes campeão mundial PRCA All-Around, com os amigos. A convite de Billy Kidd, diretor do Steamboat, Larry e os amigos tiraram um dia de folga do rodeio anos atrás para esquiar e se divertir, daí surgiu a ideia de cowboys, vestidos à caráter, participaram dessa competição.

O evento ganhou, a cada ano, espaço e proporções maiores do que imaginavam. Cerca de 100 cowboys e cowgirls, em sua maioria atletas da PRCA, competem em duplas ou de forma individual, em busca da melhor descida. No final, todos juntos descem a montanha coberta de neve juntos, momento que rende tombos cinematográficos e muita diversão. O Downhill tornou-se também uma forma de arrecadar fundos para o Justin Cowboy Crisis Fund, entidade que dá assistência financeira a atletas da PRCA que estão machucados.

Até dia 21 os competidores buscam o título da etapa de Denver pela PRCA. Para Wolfe, não importa o resultado, ele já tem na cabeça que em 2019 está de volta.

Por Luciana Omena