A edição deste ano do Calgary Stampede, o ‘Maior Espetáculo ao Ar Livre da Terra’, aconteceu de 4 a 13 de julho, no Estádio GMC, em Calgary, Alberta, Canadá. Foram 10 dias movimentados, com rodeio, festival (parque de diversões), exposições de gado e cavalo e provas. Com uma premiação de $ 2.171.750,00, o rodeio contou com 210 atletas disputando o título em suas modalidades e uma fatia desse prêmio. “Temos orgulho de receber os melhores atletas de rodeio do mundo no Calgary Stampede Rodeo”, afirmou Kristina Barnes, Diretora de Agricultura e Eventos Western.
A edição 2025 marcou um momento histórico: a estreia do Breakaway Roping Feminino como evento principal, ou seja, disputado na arena junto com as demais modalidades. “De corridas emocionantes a corridas extremamente rápidas, a programação deste ano foi uma mistura poderosa de campeões e estrelas em ascensão, todos aptos a proporcionar 10 dias inesquecíveis de rodeio emocionante e eletrizante”, concluiu Barnes.

Campeões do Calgary Stampede 2025
O canadense Zeke Thurston, 31 anos, selou seu quarto título no Saddle Bronc Riding em frente a 20 mil fãs com uma montaria de 92 pontos em Virgil, um dos melhores cavalos da modalidade. Thurston, tricampeão mundial da PRCA – 2016, 2022 e 2023 – é agora tetracampeão do Calgary Stampede – 2015, 2016, 2017 e 2025.
“Vencer nunca é demais. Agora tenho quatro títulos, mas também cheguei à final outras quatro vezes e não levei, então não é algo fácil de conseguir. Esse é o melhor que eles podem fazer em termos de rodeio e me sinto muito sortudo por ser campeão”.
Foi um dia histórico também para Shelby Boisjoli-Meged, de Alberta, outra canadense entre os campeões. Com 2s2 no round final, impressionando a multidão, ela levou os $ 50 mil de prêmio pela vitória no Breakaway Roping. “Este é o melhor dia da minha vida”, disse ela ao Calgary Herold.
Boisjoli-Meged, 27 anos, estava eufórica: “acho que nunca vou esquecer este dia pelo resto da minha vida. Vencer diante de toda a minha família, na minha cidade natal, é a melhor sensação do mundo.” Supercampeã dessa modalidade, mostra que segue firme e constante, adicionando mais um título importante para a carreira.
Com 3s7, Scott Guenthner levantou as arquibancadas para comemorar mais uma fivela de um canadense entre os campeões do Calgary Stampede 2025. E ele subiu ao palco dos vencedores duas vezes na tarde de domingo (13).
Primeiro veio sua vitória no Prêmio Guy Weadick, entregue no Stampede ao competidor de charrete ou rodeio que melhor personifica o espírito do cowboy durante os 10 dias do ‘Maior Espetáculo ao Ar Livre da Terra’. E depois pela vitória no Steer Wrestling (Bulldog).
Shad Mayfield, atual Campeão Mundial PRCA All-Around, conquistou sua primeira coroa da carreira no Calgary Stampede. Um dos melhores laçadores da atualidade ficou com o título de campeão do Tie-Down Roping ao marcar 6s8 na rodada final, juntando-se ao seu pai, Sylvester Mayfield, que foi o campeão em Calgary 1985.
“Já tive algumas grandes vitórias na minha carreira de rodeio, mas sinto que esta é uma das maiores, porque foi a mais difícil de conseguir”, disse Mayfield. “E foi especial conquistá-la em um rodeio que meu pai também venceu”.
Outros campeões: Cooper Cooke – Bareback Riding (94 pontos); Anita Ellis – Três Tambores (16s956); Wacey Schalla – Touro (86 pontos). O Team Roping é realizado separadamente. Clique aqui para os resultados completos. E clique aqui para assistir a um resumo dos campeões.

Calgary em festa
O Calgary Stampede atrai mais de um milhão de visitantes por ano e apresenta um dos maiores rodeios do mundo, desfile de abertura (Calgary Parede), shows no palco de artistas conhecidos, concertos, competições agrícolas, corridas de carroças e exibições variadas, além de provas de modalidades como Rédeas, Apartação e Working Cow Horse, julgamento de gado, um super parque de exposições com estandes diversos. Em 2008, foi introduzido no Hall da Fama do ProRodeo.
Na arena, o Calgary Stampede Rodeo seguiu o formato estabelecido em 2023, com 30 atletas em cada modalidade, divididos em três grupos. Os três primeiros colocados de cada grupo avançaram para as semifinais, e os três primeiros da semi avançaram para a final, no Showdown Sunday, definindo os títulos.
Fonte: Website Official
Fotos: Divulgação/Instagram
Leia mais notícias aqui