Desde que a temporada 2024 começou para a PBR – Professional Bull Riders, os olhos se voltaram para os brasileiros na arena. E dessa vez, quem está colocando o Brasil no topo da disputa é Cássio Dias. O jovem mineiro é considerado uma das sensações da PBR neste ano e já vem há semanas liderando a disputa.
De acordo com a PBR, há muito tempo não se vê uma temporada como essa em que Cássio está atuando. Logo na metade da temporada, o brasileiro segue liderando o ranking do Campeonato Mundial, a série principal ‘Unleash The Beast’,, com 850,83 pontos.
José Vitor Leme x Cássios Dias
A PBR destaca que a temporada de 2021 de Leme é considerada a melhor que o esporte já viu, já que ele quebrou ou empatou seis recordes rumo ao segundo título mundial consecutivo. E, apesar de acreditar que não assistirão algo como aquela temporada, Cássio Dias está no caminho de vencer tantos eventos quanto Leme naquele ano.
O recorde de vitórias de eventos do Leme em uma única temporada parece ser o mais tênue. Na verdade, Leme compartilha esse recorde com o bicampeão mundial e técnico do Nashville Stampede, Justin McBride. Então, se Dias os igualasse, ele se juntaria a elite.
Uma observação interessante: Leme perdeu oito eventos devido a lesão em 2021, enquanto Dias ainda não ficou fora de nenhuma etapa nesta temporada. Se ele permanecer saudável, esse recorde deve ser observado à medida que nos aproximamos da Final Mundial da PBR de 2024, de 9 a 19 de maio, em Fort Worth, Texas.
Comparação em números:
Porcentagem de montarias: 49 de 71 (69%) vs. 22 de 37 (59%)
Vitórias no evento: 8 vs.
Rodadas de 90 pontos: 24 vs.
Vitórias na rodada: 21 x 7
Rodada com maior pontuação: 98,75 pontos vs. 94,75 pontos
Pontuação média das rodadas: 89,82 pontos vs. 87,36 pontos
Se Cássio Dias continuar ganhando eventos, as chances são de que ele também continuará ganhando rodadas. Ele ainda tem terreno para recuperar se quiser pegar Leme nessa categoria.
Dias também poderia pegar Leme no departamento de porcentagem de montaria. Embora seus atuais 59% estejam decentemente atrás da porcentagem de 69% de Leme em 2021, Dias já provou que pode atuar com o bicampeão.
Durante a temporada de 2023 do PBR Camping World Team Series, os competidores obtiveram porcentagens idênticas de 71% de montaria – Dias fez 20 de 28, enquanto Leme fez 23 de 32 para ganhar seu segundo prêmio consecutivo de MVP da temporada regular.
Conclusão
Claro, a temporada da Unleash The Beast é duas vezes mais longa que a do PBR Teams. Manter esse nível de produção ao longo de sete meses é um grande feito que apenas os maiores cavaleiros de touros da história conseguiram realizar.
O recorde do Leme de mais rodadas de 90 pontos em uma temporada, entretanto, parece seguro. Até agora em sua carreira na PBR (uma temporada de Teams e metade de uma temporada UTB), Dias fez 10 montarias de 90 pontos.
Ele não parece ser exatamente o tão firme que sabemos que Leme é. No entanto, na primeira temporada completa de Leme na série principal, ele registrou apenas cinco montarias de 90 pontos. A melhor performance de Dias ainda pode estar à sua frente, o que deve causar medo no coração de todos os outros competidores.
Quando mudamos a conversa para a maior pontuação, os 98,75 pontos de Leme em Woopaa tendem a não ter adversário. Woopaa, que ajudou os atletas nas três montarias com maior pontuação na história da PBR, se aposentou. E ainda não temos outro touro ocupando o mesmo lugar em termos de pontuações altíssimas.
No fim de semana passado, em Los Angeles, porém, Dias tirou a invencibilidade de Man Hater, o touro líder do ranking no momento, que tinha a marca de 30 montarias sem que ninguém ficasse os 8 segundos. Marcou um novo recorde na sua carreira de 94,75 pontos. Vemos, então, que o potencial para pontuações enormes existe.
Concluindo, parece que Leme manterá o controle da melhor temporada de todos os tempos (20210. Mas o simples fato de outro competidor demonstrar que pode superar – um novato -, significa apenas coisas boas para o esporte de Montaria em Touros.
Nas cenas dos próximos capítulos dessa novela, Leme é questionável devido a uma lesão persistente na virilha, mas Dias estará em ação. A 13a. etapa da UTB acontece em Jacksonville, Flórida, dias 23 e 24 de fevereiro.
Por PBR (Tradução e adaptação: Heloisa Alves)
Crédito das fotos: Bull Stock Media/Cortesia PBR
Leia mais notícias internacionais aqui