Desde que surgiu para o mundo com um dos maiores feitos do homem a cavalo, Filipe Masetti Leite não para de surpreender. O Cavaleiro das Américas, como ficou conhecido após cruzar as Américas a cavalo, está em fase de lançamento do seu documentário, The Long Rider, que conta toda essa história agora em filme.
“Iniciamos o lançamento do The Long Rider aqui no Canadá. O filme vai entrar nos cinemas do país inteiro, de costa a costa. Dia 24 de junho estreamos em Toronto, depois vamos paro o Calgary Stampede, dia 1° de julho, e aí rodaremos todas as cidades, 7 dias em cada cidade, por todo país”, conta o Cavaleiro das Américas.
O documentário já participou de vários festivais internacionais de cinema. “Estou super feliz, ganhamos 4 prêmios de melhor documentário, melhor filme e melhor filme escolhido pela plateia. Além disso, o documentário já passou em Mumbai (Índia), nos Estados Unidos, no Canadá, vai para a Finlândia e para a Itália. Então está sendo um super sucesso”.
Em junho, ao lado dos produtores do filme e sua noiva Clara, Filipe participou do West Coast Premiere, em Los Angeles, Califórnia. Chegou a cavalo para o festival Dances With Films, que aconteceu no TCL Chinese Theatres, localizado na Hollywood Blvd. Um desfile de cowboys por uma das avenidas mais famosas e chiques do mundo.
“Cheguei a cavalo em Hollywood, foi muito top. O Chinese Theatres é o maior cinema do mundo, e que recebe a estreia de todos os filmes grandes, então foi um momento inesquecível. A cavalo, então, muito emocionante. E ao meu lado os Compton Cowboys, um grupo de caubóis negros que usa o cavalo para tirar a molecada das ruas, das drogas, das gangues”, alegra-se o Cavaleiro das Américas.
E essa entrada triunfal ao maior cinema do mundo para lançar The Long Rider não era nada menos que o esperado diante de tudo que ele tem feito desde 2012, quando decidiu se lançar na maior jornada da sua vida. Ao todo, Filipe percorreu mais de 25 mil quilômetros por 12 nações em oito anos.
“Tudo está sendo muito especial, como poder chegar a cavalo na Hollywood Blvd com os Compton Cowboys. Um dos temas do meu documentário é que o cavalo é um idioma universal, que rompe fronteiras, que traz o bem. Então, achei muito importante tê-los ao meu lado, para mostrar isso na vida real. Eles têm um rancho na cidade de Compton, Los Angeles, e esse grupo junto comigo foi muito top”.
Cavaleiro das Américas trará The Long Rider ao Brasil
E claro, que The Long Rider não podia ficar fora das telonas brasileiras. O documentário vai chegar ao Brasil, sim. Primeiro, em Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo, a cidade natal do Cavaleiro das Américas, em agosto. Depois segue para Barretos (SP), onde vai rolar uma ‘première’ muito legal no shopping, com convidados.
“Barretos faz parte de toda essa jornada, então chegaremos com o filme lá no dia 19 de agosto, e vamos ficar em cartaz durante os dez dias da Festa do Peão de Barretos. Na sequência, em setembro, atingiremos algumas cidades do Brasil. Para quem não tiver a chance de ver no cinema, vamos vender os direitos globais para que chegue aos streamings do Brasil. Mas isso mais perto do Natal, e ainda não sabemos se será Amazon Prime, Netflix ou HBO Max.”
The Long Rider
O documentário The Long Rider conta a história da pessoa mais jovem do mundo – e o primeiro brasileiro – a cruzar as Américas a cavalo. Produzido pela Mythic Productions, dirigido pelo premiado cineasta Sean Cisterna, foi escrito por ele, Felipe Masetti Leite.
Selecionado a partir de mais de 500 horas de filmagens nunca antes vistas, The Long Rider trata da questão da solidão crônica e da natureza insensível e restritiva das fronteiras internacionais, mas é acima de tudo uma história inspiradora e emocional das proporções mais ousadas e épicas.
Assista ao trailler:
LEIA TAMBÉM:
Filipe Leite, o Cavaleiro das Américas: “um sonho realizado”!
Por Luciana Omena
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal/Divulgação
Mais notícias no portal Cavalus