No dia 15 de abril, o Cavaleiro das Américas Felipe Masetti Leite irá receber, em Oklahoma City (EUA), o Western Heritage Awards. ‘The Long Rider’, que já ganhou 19 prêmios internacionais e foi lançado na Amazon Prime no Canadá no final de 2022, foi escolhido como o melhor documentário do ano pelos juízes do prêmio.
Todos os anos o icônico National Cowboy & Western Heritage Museum homenageia pessoas por seus trabalhos criativos na literatura, música, televisão e cinema western. E The Long Rider (Cavaleiro das Américas) ganhou na categoria Documentary (documentário). Dirigido pelo premiado cineasta Sean Cisterna, foi produzido pela Mythic Productions e escrito pelo brasileiro.
“Eu nem acreditei quando me falaram que tinha ganhado! Esse é o maior prêmio do universo western que um filme pode ganhar no mundo. E ser ainda o primeiro brasileiro a ganhar, estou muito feliz”, conta Filipe, que ficou conhecido mundialmente como Cavaleiro das Américas após cruzar as Américas a cavalo, 25 mil quilômetros e 12 países.
Selecionado a partir de mais de 500 horas de filmagens nunca antes vistas, The Long Rider – que chega ao Brasil ainda neste ano – conta toda a história da jornada de oito anos de Filipe Masetti Leite. Tratando questões da solidão crônica e da natureza insensível e restritiva das fronteiras internacionais, é também, acima de tudo, uma história inspiradora e emocional das proporções mais ousadas e épicas.
Cavaleiro das Américas no National Cowboy & Western Heritage Museum
Os homenageados receberão um prêmio durante o 62º jantar de premiação do Western Heritage Awards, realizado no National Cowboy & Western Heritage Museum, em Oklahoma City, Oklahoma, Estados Unidos, em 15 de abril.
Só para termos uma ideia, nomes lendários como Buffalo Bill, John Ford, John Wayne, Clint Eastwood, Sam Elliott, Tom Selleck, George Straight, Kevin Costner, Taylor Sheridan, entre outros gigantes também subiram no mesmo placo e foram homenageados. “Eles celebram filmes, séries, músicos, escritores, fotógrafos e figuras importantes do mundo western”, complementa Filipe.
Você pode acessar a lista de todos os homenageados em 2023 clicando aqui. O evento celebrará ainda as personalidades western que entram para o Hall da Fama do National Cowboy & Western Heritage Museum em diversas categorias. Conheça os nomes da classe de 2023 clicando aqui.
“Somos muito gratos pelo apoio de nossa comunidade e pela empolgação que esse evento gera todos os anos”, afirma Pat Fitzgerald, presidente e CEO do museu. “O Western Heritage Awards está no centro do que é este museu e queremos que ele continue a crescer para que possamos homenagear melhor nossos vencedores, homenageados e o legado do oeste americano.”
Fundado em 1955, o National Cowboy & Western Heritage Museum é uma instituição americana que preserva a história, a cultura e a arte do mundo western. As exibições, permanentes ou itinerantes, são recheadas de obras de artes e artefatos históricos.
Por Luciana Omena • Redação Cavalus
Crédito das fotos: Reprodução Instagram/filipemasetti
Leia mais notícias internacionais aqui.