Cavalo brasileiro é eleito melhor da América do Sul pela AQHA

Confira também notícias de competidores brasileiros com êxito no exterior e ainda um super evento que elege a ‘Melhor Amazona do Mundo’

A premiação do 2020 AQHA Racing Champions aconteceu dia 14 de janeiro, no Heritage Place, em Oklahoma City, Estados Unidos. A saber, o cavalo brasileiro Fantastic Fly Apollo recebeu o prêmio como South American Champion.

O campeão sul-americano de Corrida, Fantastic Fly Apollo (foto), é um potro 2017 do criador Ademir José Rorato. O cavalo ganhou seis das oito corridas que disputou. Bem como terminou em segundo lugar por duas oportunidades. Ao todo, ganhou o equivalente a US$ 66.861,00

Suas vitórias incluem o GP Campeão dos Campeões em dezembro de 2020, classificatória e final. E ainda GP Brasil – II Tríplice Coroa, GP Sorocaba Futurity, classificatória e final, GP ABQM Potro do Futuro.

O tordilho, de propriedade do Haras Três Climas e Fabio Mattos, é filho de Fantastic Corona Jr e Fly Apollo Eyesa, por Eyesa Special. Ao passo que tem treinamento de Rivail Rosa e seus jóqueis são B. Guimarães e J. Santana.

Todos os anos, a AQHA apresenta os campeões de cada categoria. A definição ocorre através da votação dos membros do Comitê de Corridas da entidade. Concorreram com Fantastic Fly Apollo, então, Atau JQM, Brave Granite, Darlin Lake PK, Fantastic Granite, Guapa Negra, Only For Me PK, Relikia Boudro, Yankee Verde e Zion Verde.

O prêmio máximo, Campeão Mundial de Corrida do Cavalo Quarto de Milha, ficou para Whistle Stop Cafe. Apenas a segunda potra de 2 anos da história a ganhar esse título. Invicta com seis vitórias em seis largadas.

Ganhou US$ 1.974.986,00 e também levou mais dois títulos,  campeã 2 anos e campeã potranca de 2 anos. Confira a lista completa de campeões clicando aqui. (Fonte: AQHA)

Cavalo brasileiro recebe premio pela a AQHA, que a cada ano apresenta os campeões mundiais de cada categoria da modalidade Corrida
Whistle Stop Cafe – Foto: Bee Silva

Competidores brasileiros com êxito nos Estados Unidos na rodada da semana

Um dos rodeios mais tradicionais da PRCA realizou uma classificatória para definir os últimos atletas da lista de competições. De acordo com o regulamento do San Antonio Rodeo, os 30 melhores do ranking final da PRCA 2020 estão automaticamente classificados.

Portanto, restaram quatro vagas para cada modalidade na classificatória que aconteceu em Fort Worth, de 21 a 24 de janeiro. Bom para o brasileiro Alex Cardozo que encerrou a competição em terceiro lugar na média – uma montaria de 80 pontos em South Point Brawler – na Montaria em Touros.

Garantiu, sobretudo, sua presença em uma das etapas mais cobiçadas da PRCA. Ele segue também buscando espaço em etapas da divisão principal da PBR. O San Antonio Stock Show & Rodeo acontecerá de 11 a 28 de fevereiro. Além de Alex Cardozo, terá a presença dos brasileiros Marcos Alan Costa no Tie-Down Roping e Junior Nogueira no Team Roping. (Fonte: ProRodeo)

Em outra parte do país, em Wellington, Flórida, Fabio Leivas da Costa encerrou a Douglas Elliman FEI CSI3 *, a 1.45m, em quinto lugar. Montando Verdi O’Merveilles marcou um duplo zero, em 33s21 no desempate.

O Winter Equestrian Festival é, com toda a certeza, um dos maiores eventos de Salto do mundo, com três meses de duração. Realizado no famoso Palm Beach International Equestrian Center e sempre com a presença de brasileiros. (Fonte: PBIEC)

Cavalo brasileiro recebe premio pela a AQHA, que a cada ano apresenta os campeões mundiais de cada categoria da modalidade Corrida
Patty Ralls – Foto: Divulgação/Art of the Cowgirl

World’s Greatest Horsewoman

Se alguma vez houve alguém com experiência feita sob medida para o World’s Greatest Horsewoman, esse alguém foi Patty Ralls. Antes de mais nada, a competição elegeu a Melhor Amazona do Mundo. De Gainesville, Texas, Ralls entrou no jogo com experiência em Apartação, Working Cow Horse, Três Tambores e Team Roping.

Uma carreira em que ela figurou como Non Pro em finais como NRCHA Snaffle Bit, American Rope Horse e os potros do futuro da NCHA. Nesse meio tempo, obteve alguns títulos em cowhorse pela NRCHA e em outros eventos de grande prestígio.

E no sábado, 17 de janeiro, Ralls adicionou o World’s Greatest Horsewoman à sua lista de conquistas. Seu companheiro de pista foi Solano Cat, um filho de 16 anos de High Brow Cat. Juntos, cavalo e amazona testaram suas habilidades e versatilidade em quatro provas: herd work (rebanho), rein work (rédeas), steer stopping (guia de parada) e cow work (gado).

A competição contou como parte da programação do Art of the Cowgirl, de 13 a 17 de janeiro no Horseshoe Park and Equestrian Centre, em Queen Creek, Arizona. (Fonte: QHN)

Por Equipe Cavalus
Crédito da fotos de chamada: Divulgação/Jockey Club de Sorocaba

Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus