Cody Stampede, a capital mundial do rodeio

Realizado desde 1919, o rodeio em Cody é famoso, bastante conceituado e leva o título de ‘Rodeo Capitol of the World’

Desde a virada do século, rodeios e desfiles fazem parte das comemorações do 4 de julho, o dia da Independência dos Estados Unidos,  em Cody, Wyoming. Oficialmente realizado desde 1919, o Cody Stampede vem acontecendo a cada verão e a cada ano se fixa como não só como um dos mais antigos e prestigiados rodeios profissionais, entre os mais bem sucedidos, mas também o único lugar no país em que cada noite é definido um campeão.

O Cody Stampede ganhou alguns prêmios ao longo dos anos. A Professional Rodeo Cowboys Association – PRCA denominou o Cody Stampede como o ‘Melhor Rodeio Ao Ar Livre do Ano’ nos anos de 1998 e 1999. Em 2001, o Cody Nite Rodeo foi nomeado como o ‘Melhor Rodeio Pequeno Ao Livre do Ano’, devido a cada noite ser um rodeio, ou seja, uma disputa completa por noite. E são dois meses de festa em Cody. São realizados o Cody Nite Rodeo, todas as noites, de 1º de junho a 31 de agosto, e o Cody Stampede, de 1º a 4 de julho.

A história começou há mais de 100 anos, com Buffalo Bill e seu Wild West Show – um show que começou em 1883 e incluía uma parada de cavaleiros, participação de índios americanos e grandes atiradores, cavalos e roupas típicas. Buffalo Bill – William Frederick Cody foi uma lenda do Velho Oeste, um aventureiro americano que matou milhares de búfalos num curto espaço de tempo, ganhando seu apelido – rapidamente reconheceu o fascínio que o público tinha pelo Velho Oeste e a necessidade de preservar uma parte do que logo se tornaria civilizado.

Em 1913, Buffalo Bill parou de realizar o Wild West show e, naquele verão, recebeu, como última atração, em Cody, o príncipe de Mônaco. Buffalo Bill faleceu em 1917, encerrando um capítulo fascinante na história do Oeste Americano. Ai, em 1919, Clarence Williams encabeçou a ideia de estabelecer o rodeio em Cody para homenagear Buffalo Bill e o Velho Oeste.  E o primeiro evento aconteceu no Yellowstone Park, de 23 de junho a 25 de junho de 1919.

No ano seguinte, com Caroline Lockhart como presidente, o Cody Stampede foi transferido para o 4 de julho. Em 1938, Carly Downing, um ex-artista do Wild West Show, começou o Cody Nite Rodeo, que rapidamente se tornou uma parte importante do Stampede e da comunidade de Cody. Realizar uma disputa completa a cada dia acabou por fornecer renda extra para o Stampede e trouxe cowboys de todo o país para competir. Era uma oportunidade de apresentar o Velho Oeste aos visitantes durante todo o verão.

Com o tempo, os melhores vão anualmente a Cody para o rodeio. Come Apart, um cavalo de sela do Wyoming, foi um dos mais premiados do Cody Stampede no seu tempo. Freckles Brown e Mel Stonehouse começaram no rodeio em 1938 e Freckles tornou-se campeão mundial em 1962 de montaria em touro, enquanto Mel foi um dos concorrentes mais fortes nos anos 30 e 40. É uma tradição de Cody produzir campeões mundiais e ela continua com Jim Houston, Chris LeDoux, Tom Ferguson, Deb Greenough e Dan Mortensen. Alguns estão no Pro Rodeo Hall of Famer, como Bill Smith, Mel Stonehouse, Cecil McMillian, Nick Knight, Floyd Stillings, John Kirkpatrick, Normal Price e Arthur Holman.

Juninho Nogueira em Cody

Quem for a Cody nos dias de hoje poderá acompanhar todas as noites durante todo o verão as performances dos melhores competidores e animais de toda a América do Norte que vão até o Stampede em busca de bons prêmios e o prestígio de ter uma fivela de campeão de Cody; como atrações, feira de artesanato, desfiles, vasta praça de alimentação; na programação, o Cody/Yellowstone Xtreme Bulls, competição pela PRCA só de Montaria em Touros, onde muitos concorrentes esperam chegar na NFR em Las Vegas;  o Wrangler Champions Challenge, onde os 12 melhores do ranking competem em cada modalidade do rodeio completo.

Em 2017, tivemos um brasileiro campeão do Cody Stampede. No Laço em Dupla, Junior Nogueira, com seu parceiro Kaleb Driggers, voltou para casa com essa cobiçada fivela ao laçar em 4s4. Cada um somou US$ 9.401,00 ao ranking.

Sem contar que o Wyoming é um dos estados em que o estilo cowboy é bastante preservado, cortado pelas Rocky Mountains, a famosas Montanhas Rochosas, tem como capital a cidade de Cheyenne, que também realiza um dos rodeios mais famosos dos Estados Unidos.

Cody é, e sempre será, a capital mundial do rodeio!

Por Luciana Omena

Deixe um comentário