Modalidade combina três fases de trabalho e a nota final é anunciada após os competidores atuarem em herd work (rebanho), rein work (rédeas) e fence work (cerca)
A Kiplinger Arena, em McCook, Nebraska, viu alguma ação dos cavalos de boi durante o Colorado Reined Cowhorse Association Futurity de Working Cow Horse, que aconteceu de 25 a 29 de outubro. Dois conjuntos acabaram marcando a nota combinada de 428 na disputa da Futurity Open e o título foi determinado após desempate. Segundo regulamento, quem teve a maior nota no trabalho de cerca, foi o vencedor.
Além de 141 em herd work e 140.5 em rein work, Rey Chex Dun It, montado por Jeremy Knoles, marcou 146.5 em fence work. Essa nota foi superior a do conjunto Seven S Tina Rey e Kyle Trahern, que marcou 142.5 no trabalho de cerca. Então, o título ficou para Rey e Jeremy. Rey Chex Dun It é filho de Rey Dual x Chex Cream N Sugar, criado pelo San Ruan Ranch e tem como proprietário Gary and Sharon Romey.
Seven S Tina Rey e Trahern ficaram com o título de reservado campeão. Em herd work, marcaram 142 e em rein work, 143.5. Seven S Tina Rey foi criada por RT Stuart Ranch LLC e pertence a Silver Spur Operating Co. LLC. A égua é filha de Play Dual Rey e Very Smart Remedy.
Quatro conjuntos ficaram na batalha pelo título do Futurity Non Pro, mas foi Debbie Crafton, que apresentou My Little Jose, que ganhou, com a nota combinada de 418.5 (139 herd/140.5 rein/139 fence). O conjunto levou US$1.320,00. My Little Jose tem filiação de Woody Be Tuff e Good Timing Jose, uma fêmea alazã de propriedade de Crafton.
Kasen York acabou ficando com o segundo lugar ao apresentar SS One Eyed Spur. O conjunto terminou a prova com uma nota combinada de 406 (133 herd/137.5 rein/135.5 fence). SS One Eyed Spur é filho de WR One Eyed Jack e Zan Parr Jack.
Fundada em maio de 1996,a Colorado Reined Cowhorse Association existe para promover o cavalo de Cow Horse, filiada à NRCHA, promove provas e incentiva jovens, amadores e os profissionais a continuarem no esporte, perpetuando a tradição do cavalo de boi.
Por Luciana Omena
Fonte: QuarterHorseNews