De acordo com a agência Reuters, de 2010 a 2019 o ditador Kim Jong-un comprou pelo menos 138 cavalos puro-sangue da Rússia
A Coreia do Norte, cujo líder Kim Jong-un foi filmado cavalgando na neve em um garanhão branco no ano passado, gastou dezenas de milhares de dólares em cavalos puro-sangue da Rússia. A informação foi divulgada recentemente pela agência Reuters, que se baseou em dados alfandegários russos.
Acompanhado de personalidades norte-coreanas, Kim fez dois passeios bem divulgados nas encostas nevadas do monte sagrado Paektu, em outubro e dezembro do ano passado.
Na época, a mídia estatal anunciou os passeios como demonstrações importantes de força diante da pressão internacional. Dessa forma, as fotos de ditador norte-coreano montado em um corcel branco galopante foram vistas em todo o mundo.
A Coreia do Norte tem uma longa história de compra de cavalos caros da Rússia e os dados aduaneiros relatados pela NK News, com sede em Seul, sugerem que o país pode ter reforçado seu plantel em outubro.
De acordo com dados alfandegários revisados pela Reuters, a Rússia exportou 12 cavalos no valor total de US $ 75.509 para a Coreia do Norte no ano passado.
Foi a maior compra desde 2015, quando a Coreia do Norte gastou US $ 192.204 em 61 cavalos da Rússia. No total, a Coreia do Norte importou pelo menos 138 cavalos entre 2010 e 2019, a um custo de US $ 584.302, segundo os dados russos.
De acordo com analistas, as imagens de Kim montado em um garanhão branco foram projetadas para incutir confiança nos norte-coreanos. Assim, a população poderá confiar que o país têm um homem de força e destino segurando as rédeas do poder.
Por fim, vale lembrar que a Coreia do Norte está sob rigorosas sanções internacionais impostas a suas armas nucleares e programadores de mísseis balísticos.
Fonte: Reuters
Crédito das fotos: KCNA via Reuters
Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus