Corey Cushing venceu seu segundo World’s Greatest Horseman

Primeiro grande evento da NRCHA da temporada com os melhores em pista em Fort Worth, a cidade mais western do mundo 

Válidas pela National Reined Horse Association, Derby, Mundial e prêmio para melhor cavalo e cavaleiro estiveram entre as provas da vasta programação. O NRCHA Celebration of Champions, como é chamado o evento, aconteceu na John Justin Arena de 14 a 23 de fevereiro.

World Championship Show, World’s Greatest Horseman e o Cow Horse Derby foram as provas realizadas. No World Championship Show, se apresentaram os melhores cavalos e cavaleiros de cada uma das oito regiões que compõe a NRCHA, competindo por títulos mundiais da modalidade em catorze categorias diferentes.

World’s Greatest Horseman
Corey Cushing e Sonita Lena Rey. Foto: Kelsey Pecsek Hruska

O Greatest Horseman é o ponto alto do evento e tudo é sobre um cavalo, um cavaleiro e um título muito impressionante. O melhor dos melhores! Os cavalos competiram em quatro fases: trabalho de rebanho (Herd Work), trabalho de rédeas (Rein Work), ​​guia de parada (Steer Work) e trabalho com gado (Cow Work). E há ainda o Derby, para cavalos de quatro e cinco anos de idade.

Como em todas as provas de Working Cow Horse nos Estados Unidos, a nota final é a soma das notas que o conjunto leva em cada uma das fases da prova. No caso do Greatest Horseman, além das três habituais, Herd, Rein e Cow, ainda tem uma quarta, a Steer. A última fase é o trabalho com gado e o público não tirava os olhos da pista.

Sorteado para entrar no final da prova, Corey Cushing, atual campeão do NRHCA Snaffle Bit Futurity da NRCHA, teve tempo de sobra de analisar os concorrentes e pensar em sua estratégia. Quando entrou para sua apresentação final com Sonita Lena Rey (Dual Rey x Sonita Lena Chick) estava totalmente pronto.

World’s Greatest Horseman
Corey Cushing. Foto: Kelsey Pecsek Hruska

Ganhador de mais de dois milhões na carreira segundo o Equistat, o treinador do Arizona fez uma grande apresentação no trabalho com gado, marcando a maior nota dessa fase, 225 pontos. “Tudo que lembro é fazer um corte muito bom na primeira corrida e olhar para o boi e ver que ele estava pronto para que eu encerrasse o trabalho com outra parada fantástica”, disse o campeão.

A nota final do conjunto foi de 877 pontos (212 herd/ 217 rein/ 223 steer/ 225 cow) e pela vitória ganharam US$ 40 mil para a proprietária de Sonita, Sheri Jamieson, de La Jolla, Califórnia. O segundo lugar ficou para Zane Davis e Rubys Radar (One Time Pepto x Ruby Bagonia) com 874,5 pontos. A melhor nota de Zane e Rubys foi no trabalho de rédeas, 224 pontos. Eles levaram pelo vice US$ 25.000,00.

“Sonita tem um coração gigante. Tivemos altos e baixos, mas ela é verdadeiramente uma campeã. É tudo que posso dizer, que ela é uma grande campeã e eu a amo”. Cushing também ganhou o Greatest Horseman em 2015, com PRF Spoonful of Gold. “É o título que todos almejam. Você acorda todas as manhãs e sonha e espera que um dia como o de hoje possa realmente acontecer”, finalizou.

World’s Greatest Horseman
Orlando Gonzalez. Foto: Primo Morales

Kelby Phillips, campeão do ano passado, ficou em terceiro esse ano. Cushing, por sua vez, imitou os feitos de Kelby vencendo também o Derby Open. Montando Shining CD Light (CD Lights x Jennys Spark), somou 662 na composição das notas (herd 220.5 / rein 221 / cow 220.5).

Esse ano, a NRCHA realizou também o Worlds Greatest Youth Horseman, ou seja, o Melhor Cavaleiro do Mundo para a categoria Jovem. O título ficou para Trevor Hale e Survive These Lips, que somaram 723 pontos.

Teve um brasileiro nessa competição que saiu com dólares no bolso. Orlando Gonzales participou do Derby Non Pro Limited e ficou com a terceira colocação. Ao apresentar One Timin Katie (One Time Pepto x Katie Starlight), de sua propriedade, somou 632,5 pontos (herd 209 / rein 204.5 / cow 219). Ele ainda ficou com a décima colocação com Red Kat. A campeã foi Katie Fox com 636,5 pontos.

Todos os resultados completos: www.nrcha.com.

Por Luciana Omena
Fonte: Quarter Horse News

Deixe um comentário