A corrida para o título de All-Around da PRCA agita os bastidores

A National Finals Rodeo acontece de 7 a 16 de dezembro, no Thomas & Mack Center, em Las Vegas

A temporada de 2016 da Professional Rodeo Cowboys Association terminou com um brasileiro campeão. Se você não lembra, Junior Nogueira venceu o All-Around após a conclusão da NFR do ano passado. “Ter sido campeão mundial do All-Around foi muito emocionante porque é o título mais importe para todos os cowboys, e foi um dos motivos que me incentivou a persistir”, declarou o brasileiro, que é uma das sensações do circuito mais importante do rodeio americano. E ele se prepara novamente para buscar outra fivela de cowboy completo, sem esquecer do título na sua categoria, Laço Pé.

Junior Nogueira na NFR 2016. Foto: Larry Smith

E, nos bastidores da PRCA, a expectativa é muito grande. A cobiçada fivela dourada poderá ser, por mais um ano, do campeoníssimo Trevor Brazile, que chegará a Las Vegas liderando esse ranking, com US$ 243.760,00. Tuf Cooper, cunhado de Brazile, é o segundo do ranking, com US$ 230.022,00. Brazile ultrapassou Cooper e tomou a liderança após sua performance no  Clem McSpadden National Finals, em Mulvane/Kan, em novembro.

Trevor Brazile em Mulvane, Kansas.
Foto: James Phifer

Brazile, que é recordista em campeonatos mundiais PRCA, tem 23 títulos, foi consagrado cowboy completo por 13 anos. Sua última fivela nessa categoria foi em 2015. Cooper, que já tem três mundiais no tie-down roping, enquanto isso, se ganhar, levará seu primeiro All- Around. Para ter direito a entrar neste ranking, o competidor precisa somar ganhos em duas ou mais modalidades, por isso ganha a alcunha de ‘cowboy completo’.

Na avaliação da PRCA, Brazile ou Cooper, provavelmente, decidirão quem fica com a fivela do All-Around 2017, devido a diferença de ganhos que eles têm para os demais classificados. Mas outros cowboys estão nessa busca também. Caleb Smidt, Ryle Smith e Junior Nogueira, que são, respectivamente, terceiro a quinto colocados no ranking, que conta ainda com Erich Rogers, Russell Cardoza e Dakota Eldridge.

O título do ano passado fez Juninho Testa entrar para a história da ProRodeo ao tornar-se o primeiro brasileiro a ganhar uma fivela de campeão mundial pela PRCA. Ele superou Clayton Hass em pouco mais de três mil dólares. A tarefa é mais árdua esse ano. O foco é buscar o título no Laço Pé, ranking em que ele é o atual líder. Laçando com Kaleb Driggers as chances são muito boas e terão dez rounds para chegar a tão sonhada fivela. Outro brasileiro também busca o título mundial, no Laço Individual, Marcos Alan Costa.

Por Luciana Omena

Deixe um comentário