As provas aconteceram em Abilene, Texas, de 3 a 8 de janeiro

One Alley Cat, apresentado por Cullen Chartier, marcou 223 pontos para ganhar o Abilene Spectacular Cutting, na categoria aberta para animais de quatro anos de idade (4 Year Old Open), no sábado, 6 de janeiro, e ainda levar 31 mil dólares de prêmio. Três cavalos marcaram 220 pontos e terminaram empatados em segundo lugar: Catarism RG, com Michael Cooper (campeão ano passado com Cattys Hope; Dontt Happen Twice, com Phil Rapp, e Dual Prime Time, com Tate Bennett. A premiação para cada um foi de 15 mil dólares.

One Alley Cat e Cullen Chartier

One Alley Cat, filho de High Brow Cat e de propriedade de Tom e Hillary Watson, de Overton, Kan., tinha marcado a segunda melhor nota da primeira classificatória (219) empatado com mais três cavalos, e foi apenas o sétimo melhor do segundo go (218,5).

Pedro Ornelas e Little Jo Cat

A premiação dos quatro primeiros colocados nesta categoria foi a primeira que eles ganharam em sua vida esportiva em provas pela NCHA ou oficializadas, como é o caso de Abilene. Dos dez finalistas, apenas três tinham ganhos anteriores: Duramax Dually e Wesley Galyean, Mamas Sugar Kat e Kobie Wood, e Little Jo Cat com Pedro Ornelas. Little Jo e Ornelas, o mais premiado dos três, chegaram a Abilene com 88 mil em ganhos, pelos feitos no NCHA Futurity final do ano, campeões NCHA Futurity Limited Open e finalista Open e Open Gelding (castrado). Com ganhos de mais de 100 mil dólares agora, Little Jo Cat é um dos cavalos melhor ranqueados em 2018 na divisão de quatro ano de idade.

Outros resultados: Lloyd Cox, com Copperish, e Jesse Lennox, com CR WRS Royal Tee – 221 – 5/6 Year Old Open; Viki Williamson, com Metallic Princess – 217 – 4 Year Old Amateur; Lance Cooper, com Zen And Tonic – 222 – 4 Year Old Non Pro; Ashley Flynn, com LHR Smooth James Rey – 224 – 5/6 Year Old Non Pro.

A edição de 2018 marcou o 25º aniversário Abilene Spectacular Cutting, que tomou seu lugar como o primeiro grande evento de idade limitada no calendário da Apartação. O primeiro Abilene Spectacular Cutting 4YO Open da história foi vencido John Tolbert com Bobs Smokin Joe, também campeões do NCHA Open Futurity. Desde então, apenas quatro outros cavalos ganharam o NCHA Open Futurity e o Abilene Spectacular 4-Year-Old Open no mesmo ano hípico: Shania Cee 1999/2000 com Shannon Hall; Chiquita Pistol 2002/2003 com Tag Rice; Metallic Cat 2008/2009 com Beau Galyean; e Dual Smart Kitty 2013/2014 com Clay Johnson.

Por Luciana Omena

 

Escreva um comentário