Muitos proprietários, criadores e treinadores de cavalos de Corrida esperam ter um Campeão Mundial, mas apenas alguns chegam lá. Danjer realizou esse sonho de Dean Frey como criador, proprietário e treinador do cavalo castrado que ficou famoso por seus feitos nas pistas de corrida dos Estados Unidos.
Quando a notícia da morte de Danjer se espalhou em junho de 2023, muitas lágrimas foram derramadas, de acordo com a AQHA (associação americana do cavalo Quarto de Milha). Aos 7 anos de idade, ainda estava no auge, vencendo outros cavalos de ponta quando o portão se abria. No final do ano, mais lágrimas foram derramadas quando ele foi nomeado Campeão Mundial de Corrida 2023 American Quarter Horse Association.
Danjer é um alazão de 2016, filho de FDD Dynasty em Shez Jess Toxic (por Take Off Jess). Ele foi criado por Frey, que estava realizando seu sonho como criador, dividindo a propriedade com a Downtime Enterprises LLC (Pat Guthrie) e Billy G. Smith. Era Frey quem o treinava, para seu jóquei, Cody Smith, brilhar nas diversas conquistas.
Os prêmios do Campeão Mundial de Corrida AQHA 2023
Melhor filho de todos os tempos do famoso garanhão FDD Dynasty, Danjer foi duas vezes nomeado Campeão Mundial de Corrida AQHA, 2021 e 2023. Na cerimônia de premiação, um dos momentos da gala de cada temporada entre os quartistas da Corrida, ele também foi nomeado 2023 champion aged gelding (campeão castrado) e champion aged horse (cavalo mais velho), elevando o total de títulos de campeão de sua carreira para oito.
Segundo o Stallion Search, Danjer fixou o SI em 120, com 22 vitórias em 35 corridas, entre outras classificações como segundo e terceiro lugares, somando um total de US$ 2.499.432,00 em ganhos na carreira. Além dos prêmios citados, ele foi AQHA Supreme Race Horse, campeão Sunland Park S.-G1, Debbie Schauf Remington Park Invitational Championship S.-G1, Albuquerque Championship H.-G1, Albuquerque Fall Championship-G1, Leo Stakes-G1, entre outros.
Danjer também é o terceiro maior ganhador de dinheiro de todos os tempos em Corrida e o único cavalo na história da modalidade a ultrapassar a marca de US$ 2 milhões em ganhos sem nunca ter vencido uma corrida com bolsa de sete dígitos.
Outros ganhadores
A Cerimônia de Premiação dos Campeões Mundiais AQHA 2023 aconteceu em Oklahoma City, em 17 de janeiro. Premiou os melhores em diversas categorias. Por exemplo, como melhor criador, Steve Burns; melhor proprietário foi West Texas Racing Partnership; melhor treinador, Wesley Todd Giles; e melhor jóquei ficou para Francisco Calderon.
Houve ainda as premiações por idade dos cavalos: Cowboys Gun Z ganhou como melhor cavalo 2 anos de idade. Cyber Attack ficou com o prêmio de melhor cavalo 3 anos de idade. E, como dissemos acima, Danjer foi celebrado como melhor cavalo mais velho, 4 anos ou mais. Todas essas categorias subdivididas também por melhor castrado, melhor macho, melhor fêmea.
Ademais, a AQHA sempre entrega alguns reconhecimentos especiais: o Millie Vessels Award foi para Robin Glenn; o John Andreini Award, para Larry Findley; e o Gordon Crone Award, ficou com Butch Wise. Assim como foram premiados os melhores cavalos mexicanos e canadenses, entre outros.
De acordo com o blog do Haras Vista Verde, esta foi a primeira vez em vários anos que não se reconheceu o Campeão Sul Americano, título que ficou para o Brasil em algumas ocasiões. Esse fato se deu por conta do fim do AQHA Racing Challenge América do Sul, prova que garantia a participação do vencedor da América do Sul na final americana.
Por Luciana Omena/Redação Cavalus
Crédito da foto de chamada: Divulgação/AQHA/Dustin Orona
Leia mais notícias internacionais aqui