Assim podemos chamar esse treinador premiado e bastante respeitado da industria do cavalo há mais de 40 anos
Doug Milholhand cresceu nas montanhas do oeste do Colorado, Estados Unidos. De acordo com sua lembrança, estava montando mesmo antes de aprender a andar. Aliás, os cavalos sempre foram parte importante em diversos aspectos em sua vida.
Antes de mais nada, Doug Milhohland é uma lenda não do da Rédeas mas também da industria equina de uma forma geral. Entre os prêmios, foi introduzido no NRHA Hall of Fame em 2006. Tem quatro títulos mundiais e dois reservados na AQHA em Rédeas e Working Cow Horse.
Ganhou na carreira mais de US$ 675 mil. Foi 14 vezes finalista do NRHA Open Futurity. Sobretudo, foi três vezes vice-campeão da maior prova de Rédeas do mundo – com Fancy Jac, Denim Jac e Rest Stop. Campeão do NRCHA Derby de Working Cow Horse. Entre outros.
História
Aos 4 anos, ajudava seu pai a trabalhar com o gado. Aliás, foi justamente com o apoio do pai que Doug entrou para a indústria de cavalos. Enquanto seguia seu caminho rumo a uma carreira próspera, teve como mestres alguns dos melhores cavaleiros.
A saber, o amigo da família Ray Hall, que o levou a sua primeira prova. Monte Foreman, Sunny Jim Orr, Stanley Glover e Leroy Webb, alguns dos ‘grandes’ de outras épocas. Todos influências inspiradoras para Doug e que o ajudaram a desenvolver suas habilidades como treinador.
Dessa forma, o mundo voltou os olhos para ele pela primeira vez na década de 1980. Doug Milholland conquistou algumas vezes o Campeonato Mundial da AQHA. Seu primeiro título foi em 1982, Working Cow Horse. Sem seguida, vieram os títulos em Rédeas.
Em 1984, ele seguiu essa façanha ganhando campeão e reservado no mesmo ano pelo AQHA World Championship em Working Cow Horse. Doug também treinou três campeões mundias AQHA amador.
Em provas da NRHA, do mesmo modo, Doug teve sucesso. Em 1982 montou How D Mae Bee no NRHA Open Futurity. Continuou faturando prêmios e boas colocações nas principais competições. Não só com How D Mae Bee, bem como Cee Bee Command. Além disso, começou sua longa lista de finais do potro do futuro da NRHA.
Carreira
Nesse meio tempo, além dos já citados, Doug Milholand teve sucesso com outros animais. Forest Cabin Moon (1984), Cool Change Cody e Topsail Skeets (1986), Eyed Be A Princess (1989). Essa última, inclusive, umas das principais éguas que produziram ganhadores pela NRHA, como Princess In Diamonds.
Doug ainda teve a felicidade de apresentar Silver Anniversary (1990), com quem venceu hum histórico NRHA Consolation Futurity. Bees Honey Jac e Top Slider (1991)
Em 1993, Doug cansou do intenso e gelado inverno de Nebraska, mudando seu centro de treinamento para Purcell, Oklahoma, no outono de 1994.
Um grande professor, ele é mestre de nomes importantes na industria hoje em dia, como os brasileiros Franco Bertolani, Thiago Boechat, Jango Salgado, Eduardo Ribeiro. Mas também dos igualmente talentosos Casey Deary, Jordan Larson, Jarvis Anderson, Dave Zimmerman, Sue Waskowiak-Zimmerman, Drake Johnson, Jamie Bissel, Andy Sherrerd, Steve Ross, Ben Baldus e Mike Davis, Rich e Flis Sassella, Mary Woolsey, para citar alguns.
De fato, Doug continuou a desenvolver e treinar os melhores cavalos de Rédeas. Você já deve ter ouvido falar de Dateline OKC, Commandalena, As Smart As Charlie, Smart Paul Olena, Whata Chic Magnet, Genuine Shinola, Shiners Shinest, Sailing Smart, Melonkali Jac, Sunrise Enterprise, Listo Pillito Lena, Durante Doc, Barflit Fritz, Catalyst Too, Catalyst Command, CB Command, A Special T, Shining Salute, Genes German Melody. E muitos outros.
Família
Acima de tudo, o trabalho na industria da Rédeas é um empreendimento familiar. No Milholland Ranch, a esposa de Doug, Valerie, administra a empresa. São casados há mais de 45 anos e pais de Luke Milholland, renomado redieiro, e Brook Culwell, que voltou para as provas após 17 anos. A filha de Brooke, Lauren, tem como esporte a Apartação, assim como o pai, Steve Oehlhof.
Doug tornou-se juiz da NRHA em 1980, juiz da AQHA em 1982 e é juiz certificado pela FEI. Já julgou provas no Canadá, América do Sul, Europa, Nova Zelândia, Austrália e no interior dos Estados Unidos, além do Havaí e do Alasca. Esteve no Brasil também há alguns anos.
Hoje se dedica muito ao seu programa de criação e treinamento e ministra clínicas. Esteve por todo os Estados Unidos e mais de 24 outros países, incluindo Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, China, Dinamarca, Inglaterra, Alemanha, Holanda, Israel, Itália, Holanda, Novo Zelândia, Suíça e Uruguai.
Fonte: Website Official
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal
Veja mais notícias no portal Cavalus