Yashira Vista está sendo chamada de ‘Rainha Brasileira’ pelos americanos como promessa de se destacar nos dois hemisférios

Mauro Eli Zaborowsky é o criador da égua brasileira que foi destaque no site da AQHA, Yashira Vista. E, através do Stud dos Amigos, também é seu proprietário. Ele, conforme publicação, trabalha duro para melhorar o esporte de corridas de cavalos no Brasil. É aqui que junto à sua família opera o Haras Vista Verde há mais de 30 anos.

O mais recente vencedor do John Andreini Special Achievement Award tem visto a égua de sua criação disputar com qualidade grandes provas. Como o ARC Distaff Challenge Championship (G1). Por esse e outros feitos, as pessoas já estão olhando diferente para a campeã.

Yashira Vista é filha de One Famous Eagle e Strawberry Cartel.  Zaborowsky comprou a matriz com uma potra ao pé, que posteriormente nomeou de Yashira Vista. Importou-as para o Brasil como parte de seus esforços para melhorar seu plantel.

Conforme regra do haras, todas as potras recebem o sufixo Vista e os potros, Verde. Como ela tem nascimento americano, não foi posta à venda no leilão anual do Vista Verde. Desse modo, foi para a pista.

Trajetória

Logo após fazer uma boa campanha no Jockey Club de Sorocaba, ganhando o Grande Prêmio Consagração, entrou nos planos dela na ida aos Estados Unidos. Correu sob os cuidados do treinador campeão Paul Jones.

Primeiramente, se classificou para o Golden State Derby (G2). O treinador Mike Robbins investiu no potencial da égua brasileira convencendo os proprietários que a deixassem mais tempo nos Estados Unidos.

Yashira Vista ganhou um allowance em Remington Park, ganhou a alcunha de Black Type no  Dash For Speed ​​em Ruidoso Downs e ganhou a sua classificatória do Distaff Challenge, também em Ruidoso Downs;

“É realmente uma honra para nós ter um cavalo nosso correndo nos Estados Unidos em grande nível”, afirma Zaborowsky.

Fonte: AQHA
Foto: Andrea Caudill