Brasileiro se acidenta e sua égua é campeã com outro treinador

Armando Costa Neto caiu de sua scooter na noite anterior à final do 2023 Breeder’s Invitational Challenge Open Classic; evento acontece de 13 a 27 de maio em Tulsa, Estados Unidos

A mudança de competidor de última hora não impediu Sweet Lil Kit Kat de dar o galope da vitória em Oklahoma. A égua é de propriedade do criador brasileiro Renato Eugênio Resende Barbosa. Treinada e apresentada, com êxitos em 2023, pelo treinador e competidor brasileiro Armando Costa Neto.

Entre as provas importantes do calendário da Apartação nos Estados Unidos, o 2023 Breeder’s Invitational – Derby e Classic Challenge está acontecendo de 13 a 27 de maio, no Expo Square, em Tulsa. Classificados para a final da categoria Challenge Open Classic, para animais de seis anos ou mais, Armadinho e Sweet Lil Kit Kat não puderam competir juntos.

O brasileiro estava em cirurgia, enquanto seu amigo e EquiStat $5 Million Rider John Mitchell apresentou sua égua castanha, de 2017, na final da Open Classic. Mitchell e Sweet Lil Kit Kat marcaram 225,5 pontos, elevando o total de ganhos dela para mais de US$ 100.000,00.

“Armando caiu da scooter na noite anterior à final e, enquanto o carregávamos na ambulância, ele me pediu para apresentar sua égua”, disse Mitchell. “Ele é como uma família para nós. Ficou conosco três ou quatro anos antes de iniciar seu próprio programa de treinamento. Foi muito especial conseguir esse resultado para ele.”

Brasileiro se acidenta e sua égua é campeã com outro treinador
Armando Costa Neto caiu de sua scooter na noite anterior à final do 2023 Breeder’s Invitational Challenge Open Classic e sua égua foi campeã com outro treinador

Égua de brasileiro não é estranha para o americano

Filha de Kit Kat Sugar e de Sweet Smoke Lena (por Sweet Lil Pepto), Sweet Lil Kit Kat não é estranha para Mitchell. Ele montou a égua algumas vezes quando ela tinha 3 anos de idade. E trabalhou em duas vacas antes de ir para a pista em Tulsa. Sabia que a égua poderia vencer se tivesse um bom gado à sua frente.

De acordo com o treinador americano, ‘Kit Kat’ pode ‘ler’ o gado tão bem que lhe dá uma certa vantagem. Ao falar sobre a égua, ele ainda a descreveu como fenomenal e esperta dentro do rebanho.

“Foi uma vitória especial, porque foi uma daquelas situações em que basicamente ajudei um membro da família”. Mitchell falou com Armandinho na noite de segunda-feira (22) e o colocou a par das novidades. O brasileiro, que já passou de US$ 1 milhão em ganhos segundo o EquiStat, contou que os médicos disseram que sua cirurgia correu bem.

Fonte: Quarter Horse News
Tradução e adaptação: Luciana Omena
Crédito das fotos: Cortesia QHN/Sylvester Photography

Leia mais notícias internacionais aqui.