A mudança de competidor de última hora não impediu Sweet Lil Kit Kat de dar o galope da vitória em Oklahoma. A égua é de propriedade do criador brasileiro Renato Eugênio Resende Barbosa. Treinada e apresentada, com êxitos em 2023, pelo treinador e competidor brasileiro Armando Costa Neto.
Entre as provas importantes do calendário da Apartação nos Estados Unidos, o 2023 Breeder’s Invitational – Derby e Classic Challenge está acontecendo de 13 a 27 de maio, no Expo Square, em Tulsa. Classificados para a final da categoria Challenge Open Classic, para animais de seis anos ou mais, Armadinho e Sweet Lil Kit Kat não puderam competir juntos.
O brasileiro estava em cirurgia, enquanto seu amigo e EquiStat $5 Million Rider John Mitchell apresentou sua égua castanha, de 2017, na final da Open Classic. Mitchell e Sweet Lil Kit Kat marcaram 225,5 pontos, elevando o total de ganhos dela para mais de US$ 100.000,00.
“Armando caiu da scooter na noite anterior à final e, enquanto o carregávamos na ambulância, ele me pediu para apresentar sua égua”, disse Mitchell. “Ele é como uma família para nós. Ficou conosco três ou quatro anos antes de iniciar seu próprio programa de treinamento. Foi muito especial conseguir esse resultado para ele.”
Égua de brasileiro não é estranha para o americano
Filha de Kit Kat Sugar e de Sweet Smoke Lena (por Sweet Lil Pepto), Sweet Lil Kit Kat não é estranha para Mitchell. Ele montou a égua algumas vezes quando ela tinha 3 anos de idade. E trabalhou em duas vacas antes de ir para a pista em Tulsa. Sabia que a égua poderia vencer se tivesse um bom gado à sua frente.
De acordo com o treinador americano, ‘Kit Kat’ pode ‘ler’ o gado tão bem que lhe dá uma certa vantagem. Ao falar sobre a égua, ele ainda a descreveu como fenomenal e esperta dentro do rebanho.
“Foi uma vitória especial, porque foi uma daquelas situações em que basicamente ajudei um membro da família”. Mitchell falou com Armandinho na noite de segunda-feira (22) e o colocou a par das novidades. O brasileiro, que já passou de US$ 1 milhão em ganhos segundo o EquiStat, contou que os médicos disseram que sua cirurgia correu bem.
Fonte: Quarter Horse News
Tradução e adaptação: Luciana Omena
Crédito das fotos: Cortesia QHN/Sylvester Photography
Leia mais notícias internacionais aqui.