O Futurity da IRHA foi um sucesso, já que ofertou a maior premiação da modalidade no continente europeu

Cremona, na Itália, foi a cidade que abrigou mais um evento histórico de Rédeas. Em uma noite excelente, no dia 15 de dezembro, em frente a uma arquibancada lotada, a Italian Reining Horse Association encerrou a maior prova de Rédeas já realizada na Europa.

Filiada à National Reining Horse Association, a IRHA realiza seu Futurity todos os anos no mês de dezembro. Em 2018, as provas começaram dia 7 e pagaram um total de 647.000,00 Euros. Foi a maior premiação da história da modalidade na Europa. Outro fator que fez do evento um sucesso foi o número de cavalos, mais de 700, um recorde para o continente.

Bernard Fonck e Spook Sunburst

E se não bastasse tudo isso, outro marco foi anotado após a prova: Bernard Fonck, treinador profissional de Rédeas, tornou-se o primeiro europeu a ultrapassar os dois milhões de dólares em ganhos pela NRHA. Ao lado do NRHA Two Million Dollar Rider, Cira Baeck tornou-se a primeira mulher que compete Rédeas na Europa a chegar a marca de NRHA One Million Dollar Rider. E única mulher a chegar a esse feito no Velho Continente.

No Futurity para cavalos de três anos, Bernard Fonck foi o campeão da Open Nível 4. Montando Spook Sunburst, um castrado filho de Great Sun Burst e All About Spook, marcou 227,5 na final para ficar com o título. Foi uma passada que beirou a perfeição, com spins que arrebataram o público, assim como todo o restante das manobras.

Cira Baeck

Cira Baeck, também belga assim como Fonck, ficou com o título de reservada campeã, empatada com italiano Guglielmo Fontana. Cira apresentou NF Shining Whiz e Fontana montou Oak Smoking Face, marcaram 226 na final. Esses resultados de Fonck e Cira foram os responsáveis por elevar os ganhos de ambos e marcar ainda mais história em suas carreiras.

“Meu cavalo não estava respondendo do jeito que eu queria durante a semana, mas quando entramos para a final vi que ele estava ótimo”, contou Fonck. “Eu montei o pai dele, ganhamos muitos títulos, e de certa forma Spook me lembra muito o pai. Sempre acreditei que Great Sun transmitiria seu grande talento aos filhos”.

Andreu Nogue Puig fez história a ser o primeiro cavaleiro de Rédeas espanhol a ganhar uma prova na Europa. Com A Whiz N Cash foi campeão da Non Pro 3YO

Mas ele não esperava ganhar o título máximo do IRHA Open Futurity este ano. Apesar de estar na lista de desejos dele para a temporada. Vale lembrar que Bernard Fonck foi o campeão esse ano de Rédeas do Jogos Equestres Mundiais. “Só tenho que agradecer à minha esposa por ser minha parceira na vida e nos negócios”.

Se ganhar esses dois importantes títulos foi algo que ele treinou para que acontecesse, ultrapassar a marca dos dois milhões de dólares em ganhos foi inesperado. “Realmente, essa foi uma noite memorável. E eu só tenho que elogiar a associação Italiana de Rédeas por organizar um evento de tão grande prestígio”, disse ele.

Resultados completos: showmanager.info.

Por Luciana Omena
Fonte: Quarter Horse News
Fotos: Andrea Bonaga

Escreva um comentário