FEI anuncia punições a Rússia e Bielorrússia

Países estão proibidos de receber eventos da instituição e seus atletas não podem participar de eventos internacionais. Sansões começam amanhã

A partir de amanhã, todos os eventos equestres internacionais que seriam realizados na Rússia e Bielorrússia foram removidos e todo os atletas, cavalos e oficiais russos e bielorrussos estão proibidos de participar de eventos internacionais.

A princípio, a condenação do Conselho Executivo da Federação Equestre Internacional seguiu a declaração do Comitê Olímpico Internacional (COI), demostrando a posição da instituição frente a invasão da Rússia a Ucrânia.

Sobretudo, a Federação Equestre Internacional (FEI) decidiu que, no Hipismo, todos os eventos equestres internacionais que seriam realizados na Rússia e Bielorrússia em 2022 foram removidos.

Ainda assim, a medida, afirma FEI, está respaldada no artigo 112.3 do Regulamento Geral da instituição e 28.2 Vi dos Estatutos da mesma.

De antemão, a instituição decidiu ainda, por unanimidade, que todas as atividades de solidariedade e desenvolvimento da FEI que seriam realizadas em 2022 foram congeladas, além do cancelamento ou realocação dos cursos FEI para oficiais programados para serem realizados nos países em 2022.

Contudo, em nota, a FEI afirmou que continuará monitorando a situação e comunicará as decisões tomadas pela diretoria nos próximos dias.

Apoio financeiro

Além disso, o Conselho Executivo aprovou ainda o envio de $1 milhão de francos suíços do Fundo de Alívio de Solidariedade da FEI (FEI Solidarity Relief Fund) para a comunidade equestre na Ucrânia.

Neste sentido, a FEI afirmou que está em estreita colaboração com a Federação Ucraniana e os países vizinhos para facilitar e coordenar o apoio logístico, bem como a ajuda financeira.

Em nota, o presidente da FEI e presidente do Comitê de Solidariedade da FEI, Ingmar De Vos, afirmou que todos da instituição estão profundamente preocupados com o bem-estar dos ucranianos e que a segurança deles é prioridade.

Por: Camila Pedroso

Fotos: Pexel

Mais notícias no portal Cavalus