Certamente, competir uma prova do nível do Tulsa Reining Classic requer preparo físico e mental de competidores e dos cavalos. Vencer significa superação e essa máxima nunca esteve tão presente para o brasileiro Fernando Salgado na edição 2022. Levar seus cavalos, equipe, e voltar para casa com os prêmios foi especial esse ano.
“Hoje foi incrível. Estou levando para casa $ 140.826,69 pelos resultados no Tulsa Reining Classic. Eu sei que meu irmão estava ao meu lado o tempo todo e ficaria orgulhoso dessa vitória. Quero agradecer à minha equipe, que se esforçou além do que pedi em um momento de necessidade, e aos meus clientes, que me apoiam e confiam em mim. Todos vocês são incríveis. Obrigado!”, postou em seu perfil no Instagram.
Com FS Inferno (foto de chamada), de Gilberto Legal, Fernando Salgado marcou 222,50 pontos no sábado, o momento de ‘gala’ do Tulsa Reining. Com a nota, ficou com a vitória do Nível 4 do Silva Reining Horses Open Futurity e do Annual Invitational Reining Futurity. São resultados separados, mas que valem a mesma passada.
O Open Futurity é a prova clássica tradicional de todos os anos, enquanto o Invitational (prêmio de US$ 100 mil para o campeão) foi criado para promover garanhões juniores de elite (que começaram a reproduzir mais recentemente) e seus descendentes, aproveitando que o Tulsa Reining Classic é uma das provas mais importantes do calendário da Rédeas.
Fernando e FS Inferno também ganharam o Nível 3 do Futurity Open. E no Nível 3, ele foi quarto lugar com Flinns Smoking Gun, 219 pontos (oitavo lugar Nível 4). E ainda apresentou FortuneFavorsTheBold, entre mais de 80 potros.
O irmão de Fernando, também treinador e competidor da modalidade Rédeas, faleceu no último dia 30 de agosto no Arizona. Eduardo Salgado, que morava nos Estados Unidos há quase dez anos e trilhava uma carreira sólida, uma continuação do que começou no Brasil, sofreu complicações pós-cirúrgicas durante tratamento contra um câncer na região da boca e garganta.
Outros resultados brasileiros
No domingo, Fernando Salgado voltou a ter bons resultados na programação da categoria Open do Tulsa Reining Classic. Com Xtra Wimp It Good, de Adalberto Gonzalez, foi campeão do Nível 3 Tulsa Reining Classic Elementa Open Derby. Resultados que devem mantê-lo na liderança do ranking 2022 da NRHA como melhor treinador da temporada.
Rodrigo Nieves, uruguaio que começou e despontou na Rédeas quando morou e competiu no Brasil, hoje é treinador-assistente do Fernando. Com Nfamous, foi reservado campeão Nível 2 do Open Derby. “Estou orgulhoso de toda minha equipe”, finalizou Fernando.
Gabriel Borges apresentou 007, filho do garanhão Gunner Dun It Again, dos brasileiros Tripol Ranch. Ao marcar 221 pontos, foi terceiro colocado no Open Futurity Níveis 3 e 4, e reservado campeão do Invitational Nível 4.
Franco Bertolani, um dos mais experientes brasileiros e que abriu portas para a nova geração da Rédeas no exterior, também obteve bons resultados. Com Zepar, nota 219, foi oitavo lugar Nível 4 no Tulsa Reining Open Futurity e no Invitational Reining Futurity.
O brasileiro também apresentou Conspiracy Theory 66, Infernotown e Theprinceofplatinum. Este último o levou ao quinto lugar Nível 4 no Cardinal Ranch Emerging Horse Futurity no começo do evento.
Lucio Casalecchi e LV Oh Man Its Icy foram sétimo colocado Nível 4 e sexto Nível 3 do Tamarack Ranch Developing Horse Futurity, outra categoria que faz parte da programação do Tulsa Reining Classic.
Tulsa Reining Classic
Os competidores brasileiros tem histórico de muitas vitórias durante um dos eventos mais esperados a cada ano para quem faz parte do mundo da Rédeas. O Tulsa Reining Classic, que comemorou 20 anos em 2022, é importante não só pela premiação, mas pela chance de um teste real dos potros antes do ápice da temporada, o NRHA Futurity.
Treinadores e cavalos estão em reta final de preparação e testar os potros em uma prova do nível do Tulsa Reining diz muita coisa sobre o ajuste no esquema de treinamento até novembro. É sobre tirar os cavalos de casa, ver como eles se comportam em uma prova, com todas as variáveis possíveis.
Para dar mais chances desse ‘teste’, o Tulsa Reining realiza pré-futurities menores dentro da programação, com premiação menor, e depois chega ao Open Futurity. A cada ano, as categorias mudam de nome caso surja novos patrocinadores. O Expo Square, em Oklahoma, recebeu competidores de todos os níveis, nas categorias Open, Non Pro, Rookie, Intermediate e Limited.
Resultados completos, clique aqui. Sem descanso, o próximo compromisso da Rédeas é o High Roller Reining Classic, em Las Vegas, de 9 a 17 de setembro. Outro evento importante da modalidade.
Por Luciana Omena • Redação Cavalus
Crédito das fotos: Reprodução/Facebook
Mais notícias no portal Cavalus