Nos dias 03 e 04 de maio, a American Bank Center Arena, em Corpus Christi, cidade do litoral do Texas (EUA), recebeu a final o Pendlenton Whisky Velocity Tour, o principal campeonato da divisão de acesso da Professional Bull Riders (PBR), que além dos títulos da temporada e da etapa, definiu cinco vagas para a fase final do Campeonato Mundial da entidade.
Neste ano, quem levou a fivela de campeão da temporada da segunda divisão foi Grayson Cole. Além da fivela, o americano faturou um cheque de U$ 50.000,00 e uma vaga para a Final Mundial da PBR de 2024.
No início do evento, Cole estava em segundo lugar na classificação do Velocity Tour Global, atrás do número 1, o brasileiro Ederson Santos, por apenas 17,5 pontos. Após a primeira rodada da competição, a classificação permaneceu inalterada, já que dos dois caíram de seus touros.
No entanto, nessa montaria, o brasileiro agravou uma lesão existente, e teve que se afastar da decisão no início do sábado. Cole aproveitou a oportunidade. No segundo round, com confiança, conquistou 48 pontos para o ranking através de sua montaria bem sucedida. O que lhe garantiu o título de campeão do PBR Pendleton Whiskey Velocity Tour 2024, já que essa foi sua única parada.
Outra estrela da noite foi John Crimber, que ganhou o título do evento PBR Velocity Tour Finals. O jovem de 18 anos, começará sua primeira final mundial da carreira classificado em 2º lugar no ranking. Com a vitória pela soma de notas, o único a parar nos três touros do final de semana, Crimber ganhou cheque de US$ 32.250 e 302 pontos para o ranking.
Filho do ex-bullrider Paulo Crimber, nascido nos Estados Unidos, mas também defendendo as cores do Brasil, o estreante na categoria profissional concluiu sua campanha na VT em 4º lugar.
Selecionados na Velocity Tour para a Final Mundial:
Grayson Cole (ranking Velocity Global)
Claudio Montanha Jr (melhor da etapa entre os não classificados)
Dener Barbosa (ranking Velocity Global, terceiro entre os não classificados)
Jean Fernandes Pereira (ranking Velocity Global, quinto entre os não classificados)
Qynn Andersen (melhor ‘estrangeiro’)
A PBR World Finals terá um novo formato, realizada em três partes a partir desse ano, ao mesmo tempo que premiará com o recorde de US$ 3,13 milhões. De 09 a 12/05, acontece a PBR World Finals Elimination; dias 15 e 16/05, a PBR World Finals Redemption; e nos dias 18 e 19/05, a PBR World Finals Championship, que definirá o campeão mundial, campeão do evento, estreante do ano e muito mais.
Por Heloisa Alves/Portal Cavalus (Com informações da PBR e Abner Henrique)
Crédito das fotos: André Silva/BullStockMedia/PBR
Leia mais notícias internacionais aqui.