O segundo futurity da temporada nos Estados Unidos e a preparação dos potros para a maior prova do ano
Brasileiro segue colecionando títulos em provas nos Estados Unidos. Franco Bertolani, treinador do Cardinal Ranch, foi ao lugar mais alto do pódio durante o RMRHA Summer Slide 2017. Realizado pela Rocky Mountain Reining Horse Association, no National Western Events Center, em Denver/CO, de 23 a 30 de julho, o Summer Slide é o segundo futurity da temporada e serve de testes para os cavaleiros que estão nos treinamentos de seus potros, visando a maior prova do ano, em dezembro.
Franco Bertolani.Foto Adilson Silva/Foto Perigo
O Futurity é uma das categorias deste evento, disputada nas categorias Aberta e Non Pro. Pela Open (Aberta), onde competem os profissionais, melhor para Franco e seu Diabolo, animal filho de CFR Centenário Wimpy (Rio), garanhão que fez história sob a sela dele mesmo, com atuações memoráveis, e que agora serve no Brasil, no plantel de Kiko Quagliato.
O conjunto fez a melhor nota da classificatória (222) e na final, dia 29/7, marcou 222,5 para garantir o título da categoria e o prêmio em dinheiro. “O Diabolo foi muito bem, se mostrou muito sólido, tranquilo, ganhou crédito em todas as manobras, se mostrou constante. Foi a primeira prova dele e não marcou menos que 74. Foi um teste ótimo e me deixa tranquilo, pois ele mostrou ser um cavalo de prova. Treinamos os animais de três anos em casa e achamos que são bons, mas somente na pista, para valer, é que vemos o que temos na mão. Em casa se comportam de uma forma, e na prova mudam, se distraem, ou não são tão honestos. Então, é bom chegar no primeiro teste, com um cavalo que eu já vinha gostando, e ele confirmar o que ele é. Fazer na prova o que ele faz em casa. Isso em dá uma tranquilidade maior para seguir com a programação”, conta Franco.
Ele só vai apresentá-lo novamente fora de casa em outubro, no Congress. Além de Diabolo, o brasileiro tem mais quatro cavalos em preparação e a programação é estar nos próximos futurities testando todos. “Normalmente eu faço os pré-futurities de Denver, Tulsa, Vegas, Ohio e Ardmore. E depois do Congress (Ohio) é que escolho os três cavalos que irei apresentar no NRHA Futurity. Dependendo de como irão se comportar nessas provas é que decidimos os três que podem ter melhores chances para Oklahoma.”
O segundo e o terceiro lugares em Denver no Nível 4 ficaram para Craig Schmersal. Com Pale Face Gunslinger, foi segundo lugar, marcando 222, e com Face The Attitude, marcou 221. Franco também apresentou Chex For Nite, do Cardinal Ranch, em preparação para o NRHA Futurity também, terminando Denver em 7° lugar.
O Non Pro nível 4 foi vencido por Kelle Smith, com Night Time Spook e a nota 216. As duas categorias mais significativas do evento. Para saber mais, basta acessar: http://rmrhasummerslide.com.
Por Luciana Omena