Fred Whitfield, uma lenda do rodeio mundial!

Ele ganhou nada menos que oito campeonatos mundiais, entre Laço Individual e All-Around, pela PRCA

Fred Whitfield nasceu em Hockley, Texas, em 5 de agosto de 1967. Filho de Willie e Marie Whitfield, foi criado em Cypress, também no Texas, cidade ao norte de Houston. Sua infância foi permeada de pobreza e violência. Sua mãe teve cinco filhos, mas dois foram colocados para adoção porque ela não podia cuidar deles.

Fred Whitfield
NFR

Fred foi criado com seus irmão e irmã mais novos. Alcoólatra, seu pai abusava regularmente de sua mãe. As discussões e brigas envolvendo armas eram frequentes. Em meados da década de 1970, Willie Whitfield foi preso por matar um homem. Fred ficou aliviado por seu pai não estar mais na casa.

Marie Whitfield sustentou a família trabalhando na casa de seus vizinhos, Don e Joanne Moffitt. O filho deles, Roy Moffitt, sete anos mais velho que Fred, logo se tornou seu melhor amigo. Quando Fred tinha seis anos, foi Roy que o ensinou a laçar. E eles se divertiam praticando em cães, galinhas, gatos e, ocasionalmente, na irmã mais nova de Fred.

Fred Whitfield
Abriu portas e se tornou ídolo mundial

Foi com cavalos e equipamentos pertencentes à família Moffitt que Fred começou sua carreira no Laço. Ele e Roy iam aos rodeios para jovens nessa época. A especialidade de Fred sempre foi o Laço de Bezerro, hoje chamado de Laço Individual. Quando adolescente, ele trabalhou como treinador de cavalos para um fazendeiro local e competiu em rodeios amadores, incluindo o circuito Bill Pickett – um circuito de rodeio destinado a competidores afro-americanos.

Encerrado o período escolar em 1986, somente em 1990 ele entrou para a Professional Rodeo Cowboys Association. Dessa forma, passou a competir em rodeios profissionais, mas o começo foi difícil. Infelizmente, essa dificuldade veio por conta da cor de sua pele. Menos de 5% dos concorrentes eram negros, nessa época. Poucos afro-americanos tinham condições de ter seus próprios cavalos, acesso a gado para treino e equipamentos.

Fred Whitfield
Laçando no Calgary Stampede

O público não aceitava bem quando ele entrava em pusta. E muita gente também torcia o nariz porque ele sempre namorava mulheres brancas. Ele sofreu muito racismo, especialmente da torcida. Mas não dos companheiros de arena. E isso o ajudou a seguir em frente. Ele queria dar resposta a todos com seus resultados nas provas.

Fred Whitfield
E logo no seu ano de estreia ele estava entre os 15 melhores do mundo, classificado para a National Finals Rodeo. Nessa época, ele foi apenas o segundo competidor na história da PRCA que se classificou para a NFR no primeiro ano de circuito. E Fred Whitfield foi campeão mundial de Tie-Down Roping em 1991. Foi o segundo homem negro a ganhar um título da NFR, e o primeiro nas provas cronometradas.

Seu segundo título veio em 1995 e logo em 1996 o terceiro. Ele passou a ser um dos ídolos do esporte, do rodeio no mundo todo. Todos os brasileiros conhecem Fred Whithfield. Seus próximos títulos foram em 1999 – quando ganhou também o All-Around -, 2000, 2002 e 2005. Em 2004, ele foi eleito para o ProRodeo Hall of Fame.

Entre os rodeios importantes que ganhou, está o Houston Livestock Show and Rodeo, que venceu pela primeira vez em 2000. Em 2007, após ser campeão do prestigiado Calgary Stampede, sofreu uma lesão que o deixou de fora da sua primeira NFR. Logo, se tornou um dos maiores ganhadores da história da PRCA, com mais de US$ 3 milhões em prêmios na carreira. A partir de 2013, foi diminuindo suas idas aos rodeios, queria passar mais tempo em casa. Por ser um dos fundadores da ERA – Elite Rodeo Athletes, passou a não mais ir nos rodeios sancionados pela PRCA.

Sua reputação já era grande o suficiente e ele também já queria mudar os rumos de sua carreira. Morando em Hockley, Texas, perto de Houston, com Cassie e duas filhas, ele se dedica hoje a ministrar clínicas e para compra/venda de animais. Em 2013, lançou sua autobiografia – Gold Buckles Don’t Lie.

Fonte e Fotos: Wikipedia
Na foto de chamada: Fred Whitfield, em Calgary Stampede, julho/2016. Crédito: Jason Franson/ESPN

Deixe um comentário