O brasileiro campeão mundial de 2008 subiu para o sétimo lugar no ranking após vitória
Dos dez melhores da Caterpillar Classic, que aconteceu dias 3 e 4 de fevereiro, no Sprint Center, em Kansas City, Missouri, valendo pela 6ª etapa da temporada 2018 da Professional Bull Riders, sete são brasileiros. Entre eles, os três primeiros colocados. Domínio total do Brasil nesta etapa. O campeão foi Guilherme Marchi, que tem um título mundial, conquistado em 2008, e é um dos mais carismáticos competidores do circuito mundial. Ele parou nos três touros que montou, ganhou 470 pontos e deu um show.
Guilherme Marchi é o bull riders com mais paradas – 622 – em toda a história da PBRNo round final, sua montaria de 83.75 pontos em cima do Smooth Air, lhe deu o título, ultrapassando o compatriota Marco Eguchi, que terminou a etapa em segundo lugar. Guilherme chegou a 622 montarias bem-sucedidas na PBR e também é um dos maiores vencedores em Kansas, essa foi sua quarta vitória lá. Antes desse rodeio ele estava na 23ª posição no ranking mundial, e agora é o sétimo. E parece que sua estrela brilha mesmo na cidade. Foi o único a ter três paradas na etapa.
“Estou feliz, é muito bom ganhar. Meu corpo está todo dolorido, já posso me considerar um veterano, então as dores não me abandonam, mas é sempre muito bom ganhar”, disse o vencedor, que comemorou com uma dancinha dentro da arena. Ele se mexeu para esquerda e direita e ergueu os braços para o público, que vibrava efusivamente nas arquibancadas. E a música que tocou nos alto-falantes foi a do cunhado, Marquinho Guerra. “Foi divertido. Eu costumava dançar quando cheguei aqui nos Estados Unidos, 2005, 2006, 2007, 2008. É uma forma divertida de celebrar uma boa conquista”.
Fazia quase dois anos que Guilherme não vencia uma etapa. Então os motivos para comemorar e dançar ele tinha de sobra. Foram exatamente 525 dias desde que o bull rider de 35 anos venceu pela PBR, em agosto de 2016, na etapa de Thackerville, Oklahoma. A temporada 2017 foi a primeira em que ele passou sem vencer nenhuma etapa. Foi um ano difícil, pois ele também não ganhou nenhum round também. “Está cada vez mais difícil, pois temos muitos competidores mais jovens indo muito bem. Quando temos a chance de ganhar, devemos ser gratos, e esse foi o melhor prêmio, a gratidão pela vitória”.
Ele usa sempre a frase ‘Never Give Up’ em suas postagens nas redes sociais e por todos esses meses difíceis, talvez os mais sombrios da carreira, Guilherme levou ao pé da letra. “Eu nunca desisti. Fica complicado quando percebemos que caímos de rendimento, mas sempre busquei forças para continuar e voltar a vencer é voltar a ter confiança novamente. Agradeço sempre aos meus amigos e à minha família por estarem sempre ao meu lado. Com esse apoio, tudo fica mais fácil”, falou emocionado o campeão.
O segundo lugar da etapa foi de Marcos Eguche, com duas paradas. O título escapou quando ele caiu de seu touro no round final. O brasileiro somou 390 pontos e US$ 18.480,00, e agora é o número 16 do mundo. O terceiro lugar também foi de um brasileiro, Dener Barbosa, que continua arrasando a cada etapa e se firmando ainda mais na liderança do ranking. Ele ficou com duas paradas em três touros, levou 340 pontos, US$ 16.250,00 e aumentou sua vantagem sobre Claudio Montanha Jr no mundial, que agora é de 419.17 pontos.
José Vitor Leme continua fazendo história nos Estados Unidos e vem montando bem. Foi o quinto melhor desta etapa. Em sexto, Emílio Resende, com Fabiano Vieira em sétimo e Claudio Montanha em oitavo, completando a lista dos sete brasileiros que ficaram dentre os dez melhores na etapa. Pontuaram ainda: João Ricardo Vieira, Valdiron de Oliveira, Eduardo Aparecido e Ramon de Lima.
No mesmo final de semana, pela segunda divisão da PBR, a Real Time Pain Relief Velocity Tour – RVT, outro brasileiro no pódio. Ueberson Duarte ganhou em Youngstown, Ohio, e além dos pontos ao ranking, conquistou o direito de montar em uma das etapas da divisão principal. Sua participação está marcada para 2 e 3 de março, na etapa de North Little Rock, Arkansas. A próxima parada da PBR já acontece esse final de semana, dias 17 e 18, em St. Louis.
Por Luciana Omena
Fonte e Fotos: PBR