O maior espetáculo da modalidade em duas semanas já tem seus primeiros campeões, a categoria Hackamore Classic
Desde o início humilde em 1970, com apenas 27 inscrições, o National Reined Cow Horse Association Snaffle Bit Futurity floresceu para se tornar um dos eventos mais prestigiados e emocionantes da indústria de Working Cow Horse. Com uma longa disputa para os cavalos de três anos, há também provas na categoria Hackamore Classic Open.
Os campeões foram Bet He Sparks e Clayton Edsall (foto), que superaram os demais concorrentes no Will Rogers Coliseum, em Fort Worth, Texas. ‘Sparky’, o garanhão red roan de 2014, filho de Bet Hesa Cat e Sparking Train (by Shining Spark), fez jus à sua linhagem real de cavalos boi, marcando 222 pontos.
Edsall e Sparky, cujos ganhos ao longo da carreira na NRCHA são de mais de US$ 154 mil, estão em busca de outro título do NRCHA Premier Event para adicionar ao seu impressionante currículo. Edsall o garanhão conquistaram recentemente o NRCHA Derby Open, em Paso Robles, Califórnia.
O segundo lugar na Hackamore Classic Open foi de Justin Wright e Shiners Diamond Cat, com 220,5 pontos. Já na Non Pro, vitória de Hope A Miller com Sparking Metallic, 218 pontos. Maddie Fantaskey ficou com o Hackamore Classic Amateur, montando CR Tiny Tuff, 216 pontos.
Futurity
Contudo, as atenções são voltadas mesmo para o Futurity, a principal prova do ano para a NCRHA e os cavaleiros de Working Cow Horse. Estão julgando o potro do futuro Lyn Anderson, Chris Benedict, Al Dunning, Bozo Rogers e Ken Wold. Os animais devem mostrar habilidade nas três fases da prova: herd work, rein work e fence work.
Com uma premiação que chega a mais de um milhão de dólares, todos os treinadores vivem uma batalha hercúlea para poder vencer os dias de classificatórias que se sucedem. Precisam se apresentar nas três fases da prova com todos os seus cavalos inscritos para poder chegar à final. Mais de 270 conjuntos estão na disputa.
Apenas 25 chegarão às finais da Open; 20 na da Intermediate Open; e 15 na da Limited Open. WooodYa lidera a Open no momento. Apresentado por Justin Wright soma 440 pontos com duas fases da prova já realizadas. Falta a cow work para definir todos os finalistas. E para o Non Pro, as provas começam amanhã.
Confira tudo no www.nrcha.com. E para mais notícias internacionais no portal Cavalus, acesse aqui.
Fonte: NRHCA e Quarter Horse News
Foto: Primo Morales