Internacional

Haven Meged conta como tudo é possível quando se acredita

Quando a NFR 2019 começou, o laçador não estava nem entre os favoritos ao título

Para Haven Meged, do Tie-Down Roping, disputar a final mundial da PRCA foi um sonho realizado. Ganhar então estava acima do esperado para esse jovem laçador de Miles City, Montana. Ele não só saiu da arquibancada como também colocou a fivela dourada no cinto.

Em dezembro do ano passado, portanto, Havem Meged tornou-se campeão mundial de Tie-Down Roping pela PRCA a somar US$ 246.013. Ele também ganhou a etapa (menor média) com 85s7 em dez rodadas.

Sobretudo, aos 21 anos, derrotou o favorito Shane Hanchey, campeão mundial PRCA de 2013, por pouco mais de mil dólares. Se tudo isso já não fosse bom o suficiente, Haven Meged foi coroado Rookie Of The Year.

Tornando-se o primeiro Novato a ser campeão mundial no mesmo ano no Laço Individual desde a lenda Joe Beaver em 1985. Além disso, Meged agora é a quarta pessoa da história da ProRodeo a vencer o Campeonato Universitário e o Mundial no mesmo ano. A saber, isso só tinha acontecido com Ty Murray (all-around, 1988); Matt Austin (bull riding, 2005); e Taos Muncy (saddle bronc riding, 2007).

“Sem dúvida, foi um sonho que se tornou realidade”, disse Meged. “Me machuquei três semanas antes da NCF e só com muita oração pude ter ter forças para competir. De tal sorte que vencer tudo isso realmente foi inacreditável”.

Haven Meged conta como tudo é possível quando se acredita

Trajetória

Em 2018, Haven Meged foi a Las Vegas, cidade em que a PRCA realiza a NFR, para assistir a competição. Teve a chance de ir aos bastidores e sonhou acordado, dizendo a si mesmo que no ano seguinte estaria lá competindo. De fato, foi exatamente isso que aconteceu.

Contudo, um acidente durante os treinos quase pôs tudo a perder. Enquanto treinava em Carbon, Texas, com Tyler Milligan, seu cavalo Cadillac deu um passo extra e se chocou com ele na arena. Todo esse peso parou principalmente no tornozelo do laçador. Não conseguiu se mexer e sentiu o ligamento e pensou imediatamente na NFR.

Dessa forma, foi a Dallas passar com especialista em atletas de rodeio, Dr. Tandy Freeman. O diagnóstico foi dois ligamentos rasgados e duas entorses no tornozelo. Outro médico ministrou uma injeção de células-tronco amnióticas para acelerar o processo de cicatrização. Não só isso, mas também a fisioterapia ajudaram com que ele voltasse aos treinos a tempo.

As conquistas durante a NFR culminaram um ano praticamente perfeito para ele. Destaque para o terceiro lugar no prestigiado San Antonio Stock Show and Rodeo, a vitória na RAM National Circuit Finals em Kissimmee e o título do College National Finals Rodeo. Ao mesmo tempo que ganhou como Rookie of the Year da Canadian Pro Rodeo Association.

O sucesso está apenas batendo na porta de Haven Meged que está pronto para um futuro brilhante!

Fonte: The Cowboy Journal
Tradução e adaptação: Luciana Omena
Fotos: PRCA e Matt Cohen

Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus