Inteligência artificial a serviço da Montaria em Touros

A PBR implantou oficialmente o ‘SkyStart’, sistema para cronometrar as montarias com o uso de tecnologia de Inteligência Artificial

A inteligência artificial chegou à PBR – Professional Bull Riders. O ‘SkyStart’, desenvolvido internamente pela equipe de TI da associação, usa o reconhecimento de visão avançado de uma câmera posicionada acima dos bretes, que rastreia os touros eletronicamente, para capturar o momento preciso do início de cada montaria.

Não é segredo para ninguém que o avanço da inteligência artificial vem gerando debates mundo fora sobre riscos do uso da tecnologia. De acordo com a Editora Abril, as descobertas preocupam empresas e governos, geram forte reação da sociedade e levam pesquisadores a buscar novas formas de controle.

Em meio a esse burburinho, a PBR deixou a inteligência artificial assumir o controle do cronômetro, substituindo o processo de um juiz iniciar manualmente o relógio. A ideia dos diretores da entidade é eliminar um pequeno atraso no tempo de resposta humana.

Inteligência artificial a serviço da Montaria em Touros
Stephen Jester, Diretor Técnico-Gerente de Produção, e Igor Vishnevskiy, desenvolvedor de software da PBR, integrantes da equipe de TI

Avanço da inteligência artificial abre debate

Com a inteligência artificial, segundo a PBR, o disparar do cronômetro, que conta o tempo de cada montaria, ficará mais preciso e consistente.

“Embora os juízes da PBR sejam os melhores do mundo e tenham demonstrado sua habilidade por 30 anos, o ‘SkyStart’ elimina todo o tempo de reação humana da equação”, afirma Jon Sager, vice-presidente sênior de tecnologia da informação da PBR.

Como o ‘SkyStart’ é baseado em visão, não são necessários sensores físicos, o que amplia a aplicação do sistema. De modo que a PBR atualizou significativamente seu processo de cronometragem, a fim de garantir a justiça em todas as montarias.

“A primeira regra fundamental do esporte Montaria em Touros são os 8 segundos (tempo válido para que cada competidor ganhe nota)”, complementa Casey Lane, gerente geral do Arizona Ridge Riders e um dos primeiros defensores do cronômetro baseado em tecnologia.

Inteligência artificial a serviço da Montaria em Touros
Etapa de Kansas City, do PBR Team Series, inaugurou o uso da Inteligência Artificial nos rodeios da PBR

Uso do sistema por IA já está em curso pela PBR

O novo sistema entrou em ação na etapa de Kansas City, Missouri (3 a 5 de agosto). E será utilizado em todos os eventos da temporada da PBR Team Series, e depois seguirá com a Unleash The Beast (divisão principal), exceto em arenas ao ar livre.

De acordo com Abner Henrique, do Rodeio SA, o sistema dispara o cronômetro, através da inteligência artificial, programada para reconhecer o momento em que o animal cruza a linha dos bretes. E sinaliza o fim da montaria quando o competidor perde o contato com a corda ou toca o chão.

“Para isso, estão sendo utilizadas imagens de até dez ângulos diferentes de câmeras, gravando 29 quadros por segundo, posicionadas na arena. E o ‘SkyStart’ conseguirá calcular automaticamente o tempo entre o início e o fim de cada montaria”.

Cada quadro é marcado com precisão de milissegundos, informa a PBR. Por esse motivo, além de cronometrar as montarias, será possível revisar com mais precisão quando necessário.

Fique por dentro: www.pbr.com.

Por Luciana Omena • Redação Cavalus
Fotos: Divulgação/Reprodução PBR

Leia mais notícias internacionais aqui