Jason Vanlandingham começou a treinar profissionalmente no verão de 1998. Em mais de 20 anos de carreira, o treinador tem um currículo invejável na Rédeas. Além de todos os títulos nas mais importantes provas, tornou-se em 2020 ganhador de mais de US$ 2 milhões em prêmios. “O segundo milhão foi muito mais fácil de conseguir do que o primeiro. Demorou 15 anos para obter o primeiro e cinco para o segundo. É bom quando estamos montando bons cavalos”.
Ao mesmo tempo em que é NRHA Two Million Dollar Rider ele ainda é Triple Crown NRHA. Aliás, Jason Vanlandingham é o único na historia da Rédeas a vencer a Tríplice Coroa duas vezes. Ou seja, venceu as três maiores provas da modalidade com o mesmo cavalo em duas oportunidades. Primeiro com Not Ruf At All, animal que esteve ao lado dele nas conquistas do NRHA Open Futurity 2013, NRHA Open Derby 2014 e NRBC Open 2016.
Na Rédeas o conjunto fica elegível para a tríplice por um período de três anos. Por isso, depois de vencer o NRHA Open Futurity 2018 com A Vintage Smoke teve lastro para fechar mais esse feito. Os dois foram campeões do NRBC Open 2019 e do NRHA Derby 2020. Antes de mais nada, essa vitória no Derby serviu para ele ultrapassar a marca dos dois milhões em ganhos. “Fazer algo que ninguém mais fez é muito especial”, reforça.
Talento e trabalho
Not Ruf At All e A Vintage Smoke, por esses feitos, tornaram-se cavalos especiais para a carreira de Jason Vanlandingham. Ambos são filhos de A Sparkling Vintage. A mãe de Not Ruf At All, que é de propriedade de Vaughn Zimmerman, é All Ruffed Up (por Lil Ruf Peppy). Enquanto Diane Mesmer é proprietária de A Vintage a Smoke, filho de Lady Smoke Peppy (por Mister Dual Pep). Nos últimos cinco anos ele também montou com sucesso A Smokin Whiz e Wimpys High Bid, entre outros.
Antes de mais nada, a simplicidade do programa de treinamento de Jason Vanlandingham é outra marca da sua carreira. A forma como passa seus conceitos, tudo simples e objetivo. Além disso, a maneira como ele corrige os problemas, trabalha e ensina os cavalos. Dedicação é um diferencial, assim como o talento. Ele já veio ao Brasil, uma vez para um evento da ANCR e em duas outras oportunidades (2019 e 2020) para uma clínica no Rancho Karoline.
No início de sua carreira, Jason e a esposa Adrienne tomaram a decisão de manter sua operação pequena para permitir mais tempo para a família. Como resultado, o Vanlandingham Reining Horses – desde 2005 em Whitesboro, Texas -, concentra-se no treinamento e na exibição apenas de cavalos para a categoria Aberta em provas de Futurity e Derby.
Fonte: Website Official, NRHA
Crédito das fotos: Wattenbery e Adilson Silva