JD Yates é um dos treinadores mais famosos do esporte a cavalo

Os números de sua carreira falam por si. Os brasileiros costumam parar para vê-lo laçar, seja em vídeos ou ao vivo em provas da ABQM

JD Yates
JD Yates

A indústria do cavalo de alto desempenho deve muito a JD Yates. Nascido em uma família que vive do cavalo, ele é detentor de um número ilimitado de prêmios e títulos. Incluindo mais de 35 campeonatos Mundiais AQHA. Desses, cinco são de AQHA Super Horse: Smokin Okie, Popular Resort Figure (que está no Brasil), RS Lilly Starlight, Chex This Dually e BFR Igniting Sparks.

JD conquistou o prêmio AQHA Junior High Point – maior pontuador na categoria Aberta Junior – por sete vezes; e AQHA Senior High Award, nove. Foi o principal destaque da AQHA nove vezes entre 2003 e 2014. JD também tem 21 qualificações para a National Finals Rodeo (1975-93, 1996, 2002), a primeira aos 15 anos laçando com o pai. Pela PRCA, tem ganhos superiores a US$ 1,5 milhão.

Pela PRCA tem ainda 11 qualificações para a final de Steer Roping (1988-89, 1991, 1994, 1996-98, 2000, 2007-08, 2010), com um título pela média da etapa final em 2008. Nunca foi campeão mundial pela PRCA, mas venceu a etapa Las Vegas no Team Roping em 2002. Fez uma final Nacional em 2010 em Steer Roping e seis no Team Roping (1987-88, 1993, 1997, 1999, 2016).

JD Yates
Com Chex This Dually

Assim que assistiu a uma final mundial da PRCA aos 12 anos, sabia que queria estar lá. Sua história começou ainda jovem, aos 14 anos, indo a rodeios. Seu mentor e companheiro de pista era Dick Yates, seu pai. Foram muitas horas na estrada, viajando para rodeios e jackpots. Os dias eram longos, entre manter os cavalos saudáveis e prontos para as competições. E ele ainda tinha que ter tempo para a escola.

Logo no começo da carreira, o primeiro marco: um dos atletas mais jovens a se classificar para a NFR. Ele tinha 15 anos e formava dupla com o pai. Era 1975, sua primeira NFR. Ao longo dos anos, JD e Dick estiveram em mais 12 finais juntos. Outro marco: Em 1984, a família foi a primeira a ter três membros na NFR. Dick e JD classificaram juntos no Team Roping e a irmã de JD, Kelly Yates, fez a NFR nos Três Tambores.

Entre seus primeiros títulos, campeão 1979 e 1980 de Team Roping no College National Finals Rodeo, durante a faculdade – Southern Colorado University. A experiência adquirida no Team Roping em rodeios ajudou a transição de JD para começar a laçar em provas. Ele ama competir em rodeios, mas concentrar-se nos horses shows permitiu que passasse mais tempo na sela e menos tempo na estrada.

JD Yates
Em 1984 com o pai e a irmã na NFR

O foco de seus treinos sempre foram os cavalos de Laço Pé e Laço de Bezerro, enquanto Dick treinava os cavalos de Laço Cabeça. Gradualmente, treinar cavalos evoluiu para um grande negócio lucrativo para JD, já que pessoas de fora começaram a enviar seus animais para que ele preparasse.

O centro de treinamento se localiza nos arredores de Pueblo, Colorado. JD nasceu em Colorado Springs em 15 de agosto de 1960. Sua mãe, Jan, é responsável por cuidar de toda a contabilidade e das tarefas nos bastidores do rancho. O local tem uma espaçosa arena ao ar livre, pavilhão de baias lotados de cavalos e infraestrutura de última geração.

JD Yates
JD e o filho Trey Yates no rodeio de Chayenne

Um parceiro importante de JD na conquista de vários prêmios foi seu primo Jay Wadhams. Juntos, passaram horas viajando e laçando, e são grandes amigos. Trey Yates, seu filho, também já se destaca no Laço. Paixão passada de pai para filho e assim por diante, para gerações futuras com certeza. Trey faz em 2018 sua estreia na NFR laçando ao lado de Aaron Tsinigine. Estão em quinto lugar no ranking geral.

Além do Team Roping e do Tie-Down Roping, os membros da família também se destacam no Steer Roping. Fora os rodeios, JD frequenta provas da USTRC, a maior associação independente de Laço do mundo. Os títulos não param de acontecer. Mais dois campeonatos mundiais entraram para conta mês passado. JD foi campeão Laço Aberta Junior e Senior N3 com dois cavalos de propriedade do brasileiro Lincoln Malheiro Junqueira Figueiredo.

JD Yates
No Brasil

No Brasil, ele também se destaca desde 2009, ano que em veio pela primeira vez. Ele costuma vir três vezes por ano para competir nos três eventos da ABQM. E volta para casa com pelo menos um, mas sempre carrega mais troféus. No ranking geral da ABQM para Laço Cabeça, ele é o terceiro melhor pontuado. Já no Laço Pé, encontra-se em quinto.

Fonte: Hitch Rack Performance Horses, Pro Rodeo
Fotos: Cedidas/PRCA

Deixe um comentário