Líder do ranking nacional de Montaria em Touros pela PBR Brazil, o bullrider brasileiro João Lucas Campos (foto de chamada) venceu a etapa final do PBR Velocity Tour em Corpus Christi, Texas, Estados Unidos. A competição, que é a segunda mais importante dentro da Professional Bull Riders, realizou sua final de temporada nos dias 5 e 6 de março.
Principal campeonato da divisão de acesso da Professional Bull Riders, o Velocity Tour contou com 27 etapas e a grande final. Como em todos os anos, valia não apenas o título da temporada, o título da etapa, mas também classificaria cinco competidores para a final mundial da PBR, que acontece de 12 a 21 de maio.
De acordo com as informações da PBR, em sua primeira experiência na América do Norte, o atual líder do ranking nacional conquistou o equivalente a R$ 184 mil em premiação com seu desempenho na etapa decisiva do Velocity Tour.
Desempenho de João Lucas Campos no Velocity Tour Championship
Recém chegado aos Estados Unidos, João Lucas Campos teve um fim de semana dos sonhos. O início, entretanto, deu um susto no atleta, que não pontuou na primeira noite de competições. Como a maior parte dos classificados também caiu de seus touros, as chances permaneceram abertas na segunda noite de rodeio.
A virada do atleta de 24 anos, natural de Porto Feliz (SP), aconteceu no sábado, quando ele marcou 87,50 pontos a bordo do touro Homegrown. A maior nota da segunda rodada garantiu ao brasileiro vaga para o round final. Valendo os títulos e as últimas vagas para a PBR World Finals, de volta à arena somente os dez melhores competidores.
No round decisivo, o brasileiro foi o único a suportar os oito segundos em sua montaria ao desafiar o touro White Face. Os juízes atribuíram a ele 88,00 pontos, a melhor nota de todo o evento. João Lucas Campos garantiu a vitória somando 175,50 pontos, e se colocou entre os cinco classificados pelo Velocity Tour à final mundial.
É importante ressaltar que o paulista garantiu uma das 35 vagas para competir na Final do Velocity Tour somente através dos pontos conquistados no Brasil. A performance do líder do ranking nacional desde o início da temporada só reforça o crédito das etapas nacionais para os competidores que sonham em chegar a elite do esporte nos Estados Unidos.
Outros resultados do Velocity Tour Championship
A segunda colocação da etapa decisiva do Velocity Tour ficou com o veterano e Campeão Mundial da PBR 2002 Ednei Caminhas. O brasileiro chegou ao Round Final na liderança, mas não obteve nota. Aos 47 anos, ficou perto de quebrar seu próprio recorde como o de mais idade classificado à final mundial.
Outros brasileiros terminaram a etapa bem colocados: Rafael Jose de Brito (quarto), Manoelito de Souza Junior (quinto), Alex Cerqueira e Cassio Dias Barbosa (oitavo).
O título da temporada do Velocity Tour, definido com base na pontuação acumulada durante todas as etapas das divisões de acesso da PBR, ficou com Josh Frost.
O norte-americano estava em uma disputa particular com o experiente brasileiro Cláudio Montanha Jr. Josh foi sexto na etapa e Claudio décimo. Nosso representante não pontuou em seu último touro e terminou o ano com um honroso vice-campeonato.
No encerramento do Velocity Tour Championship Finals, além dos títulos citados, foram classificados o melhor entre os representantes dos campeonatos nacionais (fora dos Estados Unidos – Brasil, Canadá, México e Austrália), os três melhores do ranking final do Velocity Global (que considera os pontos de todos os campeonatos da divisão de acesso da PBR no mundo) e o campeão do evento de Corpus Christi.
Assim sendo, Nick Tetz, o campeão da PBR Canadá 2023, ficou com a vaga entre os ‘internacionais’, pois foi o melhor entre os participantes; do Brasil quem disputou essa vaga foi Cassio Dias Barbosa. Josh Frost, Claudio Montanha Jr e Dawson Branton pelo ranking final. E João Lucas Campos, que conquistou o direito de ir a final mundial por vencer essa etapa.
PBR World Finals
A Final Mundial da PBR | PBR World Finals será realizada na Dickies Arena, em Fort Worth, Texas, entre os dias 12 e 21 de maio, Reunirá 40 competidores em busca do título mundial da PBR 2023 e do bônus de 1 milhão de dólares do campeão.
As competições acontecem em dois finais de semana, sendo o Round 1, 2 e 3 realizados nos dias 12, 13 e 14 de maio, e os demais Rounds realizados nos dias 18, 19, 20 e 21 de maio.
Todas as informações: pbr.com.
Por Luciana Omena • Redação Cavalus
Crédito das fotos: André Silva/BullStockMedia/PBR
Colaboração: Abner Henrique
Leia mais notícias internacionais aqui.