John Swales é bicampeão do World’s Greatest Horseman

O NRCHA Celebration of Champions, primeiro grande evento da NRCHA de Working Cow Horse do ano, aconteceu na John Justin Arena de 13 a 22 de fevereiro

Superando as expectativas e ultrapassando o segundo lugar em sete pontos, Metallic Cat Rose (Metallic Cat x Teletrona) apresentado por John Swales não deixou dúvidas a respeito da classificação final do NRCHA World’s Greatest Horseman.

Foram 878,5 pontos somados logo após as quatro fases de uma das provas mais aguardadas da temporada. O Greatest Horseman foi, sobretudo, o ponto alto do evento. Onde cavalo e cavaleiro seguem em busca de um título muito impressionante: o melhor dos melhores!

Dessa forma, para definir o campeão, os conjuntos competem em quatro fases: trabalho de rebanho (Herd Work), trabalho de rédeas (Rein Work), trabalho com gado (Cow Work) e guia de parada (Steer Work). Nessa ordem, John Swales e Metallic Cat Rose receberam: 217,5; 218,5; 227,5 e 215 pontos.

Não foi a primeira vez que Swales levou para casa o título de melhor dos melhores. Em 2017 foi campeão do NRCHA World’s Greatest Horseman com Heza Diamond Spark. Ao lado da égua rosilho de 9 anos, o treinador de Millarville (Canadá) passou por muitas circunstâncias difíceis para que tudo acontecesse.

“Metallic Cat Rose tem muito ‘gás’ e eu achava que podia ser complicado apresentá-la na fase de rédeas. Por outro lado, o inverno canadense também não ajudou muito. Foi difícil de treinar como os demais concorrentes. E isso me deixou um pouco estressado”, explica o campeão.

Contudo, depois de alguns anos tentando voltar ao topo, ele conseguiu. E o trabalho de cerca, ou com o gado, foi o melhor para eles entre as quatro fases. “A energia que ela tem, sem dúvida, nos ajudou nesse momento. As paradas na cerca foram ótimas, profundas, e ela controlou bem o gado”.

John Swales é bicampeão do World’s Greatest Horseman
Townsend

Prêmios

Com a vitória, a égua efetivamente dobrou seus ganhos. Ao faturar US$ 42.000,00, Metallic Cat Rose agora tem no total de ganhos na carreira US$ 83.228,00. Os proprietários Jerry e Nicole Meyer, da Foothills, Alberta, não puderam comparecer, mas ficaram extasiados com a notícia. Ela é de criação do Diamond LK Cutting Horses.

Dos 52 conjuntos que começaram a classificatória, 11 chegaram à final. O segundo lugar ficou empatado para Jake Telford e Sparktilion e Kelby Phillips com Duals Lucky Charm. Ambos somando 871,5 pontos. Em seguida, completando o top 5, Ben Baldus com Playin Motown e Todd Bergen com Smartly Starstruck. Ambos somando 869 pontos.

Trail Townsend e TRR Lucky Playgun ficaram com o título de 2020 no World’s Greatest Youth Horseman (Jovem). Marcaram 727 pontos tendo passado pelas mesmas fases da prova principal. Foram 18 conjuntos concorrentes no total e o jovem Townsend também ficou à frente do segundo lugar por sete pontos. Título incontestável.

Ele foi sexto lugar no ano passado, contudo, perseguia a vitória esse ano. “Eu estava apenas tentando me manter bem e consistente. Fiquei muito feliz em chegar às finais e isso me fez fazer uma boa prova”.

Fazendo parte da programação do NRCHA Celebration of Champions o World Championship Show. Nesse Campeonato Mundial se apresentaram os melhores cavalos e cavaleiros de cada uma das oito regiões que compõem a NRCHA.

Os conjuntos vão a Fort Worth para competir por títulos mundiais de Working Cow Horse em catorze categorias diferentes. E ainda o Derby, para cavalos de quatro e cinco anos de idade. Os resultados completos você acessa clicando aqui.

Fonte: Quarter Horse News
Tradução e adaptação: Luciana Omena
Foto de chamada: John Swales e Metallic Cat Rose
Crédito das fotos: Lillian Kent

Veja mais notícias da editoria Internacional no portal Cavalus

Deixe um comentário