Junior Nogueira, no Team Roping, foi o único representante brasileiro no The American 2025. E, voltou para casa, com seu terceiro título de um dos eventos mais aguardados e mais prestigiados do calendário.
O fim de semana de rodeio ‘mais rico’ do mundo, com premiação de mais de $3 milhões, aconteceu dias 11 e 12 de abril, no Globe Life Field, em Arlington, Texas, disputado em oito modalidades: Touro, Bareback, Saddle Bronc, Bulldog, Três Tambores, Tie-Down Roping, Breakaway Roping e Team Roping.
Para tornar-se tricampeão do The American, Junior Nogueira recebeu o convite da organização por sua posição no ranking mundial PRCA 2024. Dessa forma, competiu apenas no sábado (12), na rodada com outras nove duplas, onde apenas quatro avançariam para a disputa do título.
Ao lado do seu parceiro, o cabeceiro Kaleb Driggers, Juninho se preocupou, pois foram penalizados por um pé. “Fui para minha caminhonete e rezei”, contou ao Team Roping Journal. Mas, por conta dos demais resultados, ficaram com a quarta vaga, classificados para a final.
A decisão, portanto, envolveu Junior Nogueira & Kaleb Driggers, Tyler Wade & Wesley Thorp, Clint Summers & Jake Long, Chad Masters & Cory Petska. Somente Juninho e seu parceiro marcaram tempo, em uma laçada rápida, de 3s95, – clique e assista – partindo para a comemoração efusiva junto com família, amigos e toda a torcida que lotou o estádio. Uma volta da vitória mais do que merecida.

Junior Nogueira tri e Kaleb Driggers penta
Parceiro de Juninho desde 2016, Kaleb venceu o American Rodeo inaugural em 2014, na época produzido pela RFD-TV, com Patrick Smith. No ano seguinte (2015) voltou a vencer, só que com Travis Graves. Em 2018, 2023 e agora 2025, as vitórias foram ao lado de Junior Nogueira. Um marco histórico para o evento, já que nenhum outro atleta de rodeio tem mais títulos que ele.
“O The American mudou sozinho a trajetória da minha carreira e da minha vida”, disse Driggers. “Ganhar $100.000,00 em um dia nos permite pagar algumas dívidas do rodeio, comprar mais cavalos e investir em terras para o futuro.”
Além de tudo isso, os dois, que são amigos e dividem o dia a dia de viagens, competições, treinos e também momentos com a família e amigos, tiveram uma temporada de inverno difícil. Cavalos com lesão, sem resultados expressivos.
Contudo, o final de março mudou o rumo dos acontecimentos. Junior Nogueira e Kaleb Driggers encerraram o mês com a vitória no Bob Feist Invitational 2025. E já começaram abril com esse título do The American, tornando-se o mês mais ‘rico’ deles até o momento.
Juninho laçou com seu cavalo castrado de 15 anos, Kiehnes Frosty Pepto, que também foi seu companheiro na vitória em 2023 e do título mundial da PRCA no mesmo ano. Já Kaleb, entrou na arena com Sparks R Flyin, também de 15 anos.
Importante lembrar que a premiação do The American não conta para o ranking mundial da Professional Rodeo Cowboy Association e a dupla soma até agora $ 19.908,78 em ganhos cada um, o que os coloca em 20º lugar na classificação geral do Team Roping.
Outros campeões
Kassie Mowry e Force The Goodbye se consagraram em mais um grande evento nos Três Tambores. Foi o primeiro título deles no The American, com direito a tempo record da pista: 15s055. Eles são os atuais campeões mundiais e seguem a temporada 2025 em alto nível.
Josie Conner foi a campeã do Breakaway Roping, com seu cavalo Stylish Drifter, ao marcar 1s89. Em sua sexta participação, a primeira como convidada, ela já havia feito o melhor tempo na rodada de classificação.
No Tie-Down Roping, Shane Hanchey levou para casa seu segundo título ao marcar na final 6s73. Stylish Bugsy, Cavalo do Ano da AQHA, foi seu parceiro nesse rodeio, mostrando talento e superou, pois faz pouco tempo que votou às pistas após lesão.
Ao marcar 3s71, o veterano Will Lummus selou sua vitória no Steer Wrestling (Bulldog). O cowboy do Mississippi, 33 anos, profissional desde 2012, tem sete qualificações para a NFR – National Finals Rodeo e muitas vitórias importantes na carreira.
Tristen Hutchings foi o campeão da Montaria em Touros, voltando para casa $100 mil mais ‘rico’ e com um título de prestígio para chamar de seu. O único a ficar os oito segundos, levou 89.25 pontos dos juízes.
Damian Brennan vem trilhando seu caminho entre os ‘grandes’ do Saddle Bronc Riding, e agora tem um super trunfo nas mãos para se posicionar entre os melhores. Venceu o The American de forma incontestável, ao marcar 91.75 pontos na final.
O astro do momento, Rocker Steiner venceu e foi ovacionado no Globe Life Field. Com 91.75, a maior nota do evento, foi o grande campeão no Bareback. No mundial da PRCA, ele é o segundo colocado, com mais de $75 mil em ganhos, aos 21 anos de idade apenas.
Fonte: Team Roping Journal e Cowgirl Magazine
Fotos: Divulgação/Clay Guardipee/TRJ
Leia mais notícias aqui.