Nascida em 1961, em Davis, Califórnia, Kendra Santos faz parte de quatro gerações de uma família ligada ao rodeio e ao trabalho de rancho. Há 35 anos, uma das profissionais mais respeitadas da indústria, formou-se em jornalismo na Califórnia Polytechnic State University.
Kendra Santos é unanimidade. Sua competência e transparência como jornalista especializada em rodeios são incontestáveis. Entrevistou os maiores nomes e contou as melhores histórias do esporte, tendo participado de quase todos os momentos históricos desde que foi chamada para trabalhar na Roper’s Sports News.
O ‘golpe de sorte’ da vida de Kendra Santos aconteceu cerca de 10 minutos depois de cruzar o palco da sua formatura. Bob Tallman, locutor do ProRodeo Hall of Fame, disse aos diretores da PRCA – Professional Rodeo Cowboys Association que ‘havia uma garota na Califórnia de uma família de rodeio que seria perfeita’.
“Aceitei aquele emprego na PRCA e até hoje nunca me candidatei a outro. Minha carreira veio até mim”, relembra à reportagem da Cowgirl Magazine.
De acordo com ela, a família do rodeio é a sua. E se sente abençoada por sua carreira – de sucesso – combinar seu amor pela vida dos cowboys e o fato de contar as histórias desses cowboys.
Também elege a maternidade como uma das maiores missões de sua vida. Kendra Santos é mãe de Lane e Taylor, que são laçadores.
Trajetória de Kendra Santos
Por crescer em uma família de rodeio – seu avô, pai, irmãos e filhos são cowboys -, Kendra Santos seguiu o mesmo caminho. Montava em cavalgadas e fazia salto, até laçava. Quando entrou na Cal Poly, era parte da equipe de rodeio e, por acaso, foi parar no departamento de jornalismo.
Formada e com mestrado em negócios, Kendra Santos recebeu o convite para ser editora de recursos da ProRodeo Sports News. Chegou a editora geral e diretora de comunicações da PRCA.
Ela foi fundamental no desenvolvimento da revista Spin to Win e contribuiu para a fundação das revistas American Cowboy, Pro Bull Rider, The Team Roping Journal.
Escreveu para praticamente todas as grandes organizações e continua a ser parte importante da indústria, com textos para a Western Horseman e American Quarter Horse Association Journal.
Além de cobrir os maiores feitos e fatos do rodeio nesses 35 anos de profissão, Kendra Santos é autora de vários livros. Bem como merecedora de alguns prêmios, como o WPRA Media Award (1997) e o PRCA Media Award (2004).
Em 2009, a National High School Rodeo Association estabeleceu a Kendra Santos Communications Scholarship. E, em 2010, ela e seu pai foram incluídos no California Rodeo Hall of Fame.
Por suas muitas contribuições ao rodeio e à cultura western, Kendra Santos recebeu também o prêmio Tad Lucas Memorial, da Rodeo Historical Society (2011).
O que torna Kendra Santos uma contadora de histórias tão excepcional não é apenas sua experiência e conhecimento de rodeio. A maneira como ela se conecta com a pessoa que está entrevistando e seu desejo de tornar o esporte melhor para seus atletas a torna especial.
Fonte: Cowgirl Magazine, Ariat.com, National Cowboy Museum
Tradução e adaptação: Luciana Omena • Redação Cavalus
Na foto de chamada: Kendra com os filhos Lane e Taylor | Crédito: cortesia/ lazye.com
Leia mais notícias internacionais aqui.