A competidora e seu cavalo ‘Bozo’ fizeram história no rodeio mundial e foram anunciados na mesma lista para essa importante comenda
Pela segunda vez na história do ProRodeo Hall Of Fame – 2017 foi o primeiro – os Três Tambores pela Women’s Professional Rodeo Association (WPRA) têm nominados. Para 2018, foram indicados Kristie Peterson, Billie McBride e o cavalo French Flash Hawk ‘Bozo’. A tetracampeã mundial PRCA Kristie Peterson e seu fiel escudeiro Bozo estarão imortalizados nessa famosa galeria juntos, na mesma sala.
Kristie Peterson e Bozo, NFR 1998Foi o conjunto Peterson e Bozo que freou a linha de títulos consecutivos de Charmayne James e seu grande cavalo Scamper. Eles já tinham sido campeões por dez anos quando, em 1994, Kristie levou a fivela de campeã mundial durante a National Finals Rodeo. Esse ano foi o primeiro de quatro títulos mundiais da competidora e seu cavalo. Embora não tenham feito uma boa temporada no ano seguinte, voltaram ao topo do mundo em 1996, 1997 e 1998.
“Que notícia maravilhosa! Sinto-me muito honrada e orgulhosa. E estar nessa lista tão especial junto com Bozo é, definitivamente, a cereja do bolo. Ainda estou sem palavras”, disse ela, que também se sente feliz por ter sua história atrelada a de Charmayne e Scamper, tanto na arena, quando competiam, como agora no Hall da Fama.
Em seu último título, Peterson e Bozo marcaram o recorde daquela época na NFR. Chegaram a ganhos totais na temporada de US$ 212.998,49, com dez passadas somando 141s58 e uma premiação da etapa de US$ 32.511,60. Em 1998 comemorou seu quarto título mundial e a quinta vitória da etapa final.
Em entrevista a edição de janeiro de 1999 da Barrel Horse News, Peterson disse que nunca pretendeu ser uma competidora de Três Tambores. Ela imaginou que cresceria, casaria, teria filhos, seria mãe e teria um emprego. Na verdade, ela queria ser laçadora. Chegou a ir a alguns rodeios para laçar e o Breakaway Roping era sua prova favorita.
Como imaginou que não daria para seguir carreira no laço, ela migrou para o tambor. E teve uma ajudinha. Seu cavalo, Bozo, fazia tudo parecer diversão. Além de todas as marcas do conjunto já citadas, eles também correram 50 vezes no Thomas and Mack Center, casa da NFR, sem derrubar um tambor sequer. Seu companheiro de pista faz parte da vida dela, de seu marido Chuck, dos filhos Justin, Jamie, Jordan, e dos netos, até hoje.
Billie McBride, também homenageada, é da mesma forma quatro vezes campeã mundial pela PRCA. Ela entra para a galeria mais importante da ProRodeo após seu falecimento, aos 90 anos em maio do ano passado. A primeira vez que viu uma prova de Três Tambores foi em 1937, aos dez anos de idade, e decidiu aí que seria o caminho a seguir. Ela era membro da Girls Rodeo Association (GRA), formada em sua cidade natal, San Angelo, Texas. Parentes e amigos estão emocionados ao receber a notícia da indicação um ano após seu falecimento.
Por Luciana Omena
Fonte: Barrel Horse News