Nascido em 1954 em Grand Junction, Colorado, Lyle Sankey competiu em seu primeiro rodeio aos 16 anos. Um cowboy versátil que se destacou na Professional Rodeo Cowboys Association em Bareback Riding, Saddle Bronc Riding e Bull Riding de 1975 a 1996.
Durante sua carreira competitiva, participou de mais de 100 rodeios a cada ano. Assim, conquistou títulos All-Around em Houston, 1977; em Denver, 1979; assim como nas finais do Prairie Circuit, 1979 e 1982; e do Great Lakes Circuit, 1991 e 1992.
Entre seus maiores feitos, Lyle Sankey é um dos quatro cowboys a se classificar para a National Finals Rodeo nas três modalidades. Ao lado de Larry Mahan, Ty Murray e Bobby Berger. Em 1878 e 1980, parou em nove dos dez touros da NFR e foi campeão da etapa com a melhor soma de notas.
Por conseqüência, sua carreira evoluiu para juiz de arena e treinador das modalidades de montaria. Aposentado das competições, montou a Sankey Rodeo Schools. De tal sorte que dedica hoje sua vida a ensinar as novas gerações de futuros cavaleiros, assim como de salva-vidas e de bullfighting. Foi uma das primeiras escolas do gênero nos Estados Unidos.
Sankey preserva o estilo de vida e a tradição do cowboy ao mesmo tempo em que aprimora as habilidades dos jovens na arena. Em suas entrevistas conta que nunca pensou que acharia uma nova paixão depois de deixar as arenas. Ele ama ser mentor.
O ex-atleta divide seus dias ainda como autor, palestrante, empresário e palestrante motivacional. Entrou para o PBR Heroes & Legends em 2017, na categoria Ring of Honor. Homenageado, portanto, por sua contribuição significativa ao esporte rodeio. Bem como para o PRCA Hall of Fame em 2011.
Fonte: PBR e National Cowboy Museum
Crédito das fotos: Divulgação/PBR