Marcos Alan Costa venceu circuito do Texas em Waco

Brasileiro, classificado para a final mundial da PRCA, continua sua rotina intensa de rodeios nos Estados Unidos

A All American Finals aconteceu de 7 a 14 de outubro, em Waco, Texas, durante a Heart O’ Texas Fair & Rodeo. Os competidores da Professional Rodeo Cowboys Association, de todos os níveis de habilidade, competem na All American Series durante o ano, mas apenas os Top 30 se qualificaram para a All American Finals. E entre eles, o brasileiro Marcos Alan Costa, no Laço Individual, que chegou ao título do circuito.

Foto: Hotfair

Competir o circuito do Texas dá aos cowboys dois propósitos principais: proporciona aos competidores recém chegados aos rodeios profissionais oportunidade de competir em bons eventos e ainda a chance de ganhar dinheiro em rodeios menores e somar pontos para estar na grande final, com direito a uma premiação muito maior.

Os rodeios que fazem parte do All American Series premiam, em média, com US$ 30.000,00 ou menos, mas a All American Finals distribui cerca de meio milhão de dólares. Muitos dos que competem o circuito não vivem do rodeio em tempo integral, então poder ir a rodeios menores e somar pontos para chegar à final é interessante. Há também os jovens que acabam tendo oportunidade de competir ao lado dos profissionais.

Mas para chegar à final, é preciso ter ido a pelo menos 30 rodeios do calendário do All American Series. E foi o que Marcos Alan fez! E a importância da All American Finals não se limita apenas ao montante premiado. Uma vitória em Waco também conta como qualificação para rodeios de inscrição limitada na próxima temporada.

Marcos Alan e sua noiva, Keyla Polizello,
recebendo a premiação. Foto: arquivo pessoal

Foram 413 rodeios durante a temporada de 2016, nos Estados Unidos e Canadá, mas a All American Series tornou-se ainda mais importante em 2017, já que o dinheiro ganho na final agora conta para o ranking mundial e ainda para o ranking do RAM Circuit Finals Rodeos e do RAM National Circuit Finals Rodeos. Com tudo isso em mente, um grupo diversificado de cowboys competiu, mas apenas os melhores deixaram sua marca na história do circuito.

A disputa da final é como um mata-mata, vai eliminando competidores a cada rodada. Os pontos também são zerados. Então, tudo que foi somado ao ranking nas etapas de classificação, não vale para a final, começam do zero. Foram três rodadas até chegar à semifinal. No Laço Individual, ou Tie-Down Roping, Marquinhos venceu, com 7s1. Na final, ele marcou 7s7 pra vencer, empatado com Ryan Jarrett. Cada um levou US$6.250,00.

Outros campeões: Touro – Sage Kimzey; Três Tambores – Kellie Collier; Sela Americana – Brody Cress; Laço em Dupla – Clay Smith/Paul Eaves; Bulldog – Riley Duvall; Bareback – Bill Tuton e Shane O’Connell.

Por Luciana Omena
Fonte: ProRodeo

Deixe um comentário