Marcos Costa recebe premiação de Melhor Animal do Laço Individual no prêmio Nutrena Horse of the Year de sua companheira “Paraguaia” – Sort a Popular

Égua Quarto de Milha foi eleita a melhor do ano AQHA/PRCA

A noite de ontem foi especial para Marcos Alan Costa e sua égua Sort a Popular, mais conhecida como Paraguaia. O laçador recebeu o troféu Nutrena Horse of the Year – Melhor Animal do Ano, premiação promovida pela PRCA em parceria com a AQHA. A premiação foi entregue no MGM Grand Las Vegas, durante um jantar especial de entrega das premiações dos melhores do ano.

Todos os anos, ao final da temporada regular do campeonato mundial de rodeio da Profissional Rodeo Cowboys Association, os próprios competidores de cada uma das modalidades votam para definir o melhor animal da temporada. E Paraguaia foi a mais votada do Tie-down Roping.

“Estou extremamente feliz por minha grande égua ser eleita Horse of the Year AQHA/PRCA 2021. Ela é extremamente especial para mim e minha família”, comemora o laçador brasileiro. Com Paraguaia, o treinador foi campeão mundial PRCA, campeão da NFR, Top Gun Award 2017 em Laço Individual, entre outros títulos importantes.

“Ela tem sido uma bênção para minha carreira e o melhor cavalo em que já montei”, complementa.

Paraguaia, é Filha do garanhão Popular Resortfigure. Égua da raça Quarto de Milha, é a companheira de títulos do laçador nas arenas norte-americanas.

História de sucesso

A trajetória de sucesso de Marcos Alan Costa e Paraguaia se iniciou em 2016, ano que se classificaram para a National Finals Rodeo. Sort a Popular ficou em segundo lugar na votação de Animal do Ano.

No ano seguinte, 2017, o conjunto venceu o campeonato mundial no Laço Individual, se colocando de uma vez por todas entre os melhores do mundo.

Nos anos seguintes, 2018 e 2019, o laçador lutou contra lesões no seu joelho, que o tiraram do meio. Depois de duas cirurgias, em 2020, voltou a competir o circuito mundial com mais regularidade, mas não conseguiu pontuação suficiente para participar da NFR.

Em 2021, de volta à elite da PRCA, Marcos Alan Costa conquistou seis vitórias e ficou outras 21 vezes no Top 5, totalizando US$ 113.741.70 mil. Classificou em sexto do ranking de Tie-down Roping, com chances reais de um novo título mundial.

“Foi um ano muito desafiador, mas por causa da Paraguaia estou voltando para a NFR. No meu último rodeio do ano, em Salinas, Califórnia, ela me ajudou a ganhar”, reforça Marcos Alan. Esse é um dos rodeios mais cobiçados do circuito e foi decisivo para a classificação final na temporada regular da PRCA para o brasileiro.

Histórico da premiação

Realizada pela PRCA desde 1989, a votação de Horse of the Year concede um prêmio em dinheiro e um troféu de bronze ao melhor animal de cada modalidade. A eleição é feita através da votação dos 25 primeiros competidores de cada categoria no ranking da PRCA.

Por: Camila Pedroso/Luciana Omena /Abner Henrique

Fonte: @rodeiosa/@ProRodeo

Fotos: Divulgação

Mais notícias internacionais no portal Cavalus