Considerado por muitos como país irmão do Brasil, Portugal também é referência quando se fala no mercado equestre. Uma prova disso é que este meio representa cerca de 25 milhões de euros de receitas anuais, de acordo com o estudo elaborado pela EY – Parthenon, que mede o impacto económico do setor na economia portuguesa e europeia.
Em relação ao turismo, o mercado equestre em Portugal é visto como uma atividade em crescimento, atraindo cada vez mais visitantes nacionais e estrangeiros que querem desfrutar a beleza natural do país a partir de uma perspetiva diferente – a do cavalo. Uma prova disso é que os passeios feitos por meio do animal representam 96% dos serviços disponibilizados pelos agentes de turismo, os estágios de aperfeiçoamento representam 62% e os passeios a charrete 28%.
Outro dado importante levantado pela pesquisa diz respeito às principais origens dos turistas que procuram os passeios à cavalo, entre eles estão pessoas de países como Espanha, Reino Unido, Alemanha, França, Países Baixos, Bélgica e Estados Unidos. Ainda, o perfil do turista é maioritariamente feminino, entre os 25 e os 50 anos, e de nível de rendimento médio-alto.
O estudo elaborado pela EY – Parthenon revelou ainda que, em Portugal, há um total de 44.504 cavalos lusitanos – número que sobe para 69.086 a nível mundial, já que, entre 30% a 42% deste tipo de cavalos nasce atualmente fora de Portugal.
Uma outra informação se refere ao número de cerca de 29 mil explorações e mais de mil treinadores inscritos na Federação Equestre Portuguesa. Em 2022 foram realizadas perto de 500 competições desportivas, com mais de 8 mil atletas federados.
Mercado equestre vale 100 mil milhões na UE
Em relação à Europa, este setor conta atualmente com um efetivo de sete milhões de cavalos e emprega cerca de 800 mil pessoas. Segundo a European Horse Network, estima-se que o impacto total do mercado equestre da União Europeia ascenda a cerca de 100 mil milhões de euros.
Vale destacar que esta avaliação traduz o impacto direto das atividades envolvidas na cadeia de valor do mercado (como a criação, empresas industriais e serviços como a educação ou turismo), além dos impactos indiretos.
Por Wesley Vieira/Portal Cavalus
Com informações do Sapo.pt
Foto: Divulgação
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