Open Futurity contou com US$ 100 mil de premiação e prova contou também com Non Pro Futurity, Amador e para cavalos de cinco a seis anos
O clima gelado e úmido em Ardmore, Oklahoma não foi nada perto do desempenho quente de Miss Stylish Katz (High Brow Cat x Miss Stylish Pepto) em sua primeira grande vitória na carreira, onde marcou um 223 para levar o título da categoria 5/6-Year-Old Open Championship, no Arbuckle Futurity em 21 de fevereiro. O Arbuckle Mountain Futurity – Cutting Horse Show aconteceu de 19 a 25 no Hardy Murphy Coliseum.
Miss Stylish KatzCom Adan Banuelos comandando na sela, ‘Nikki’ foi o último cavalo a trabalhar na primeira bateria da final, que contou com 17 cavalos. Com a nota marcada, o conjunto ficou na liderança da prova. Mr Luckys e Matt Gaines foram os únicos que chegaram perto, mas com 221 de nota acabaram com o reservado campeonato. Miss Stylish Katz e Banuelos levaram US$ 8.000,00 pelo primeiro lugar. Foi a primeira vitória dela, que antes tinha feito um quinto lugar no NCHA Open Super Stakes ano passado e foi finalista Pacific Coast Cutting Horse Association Derby, Idaho Cutting Horse Association Futurity e no Brazos Bash.
Zen And TonicPara Lance Cooper e sua égua Zen And Tonic foi a segunda vitória do ano quando marcaram a maior nota – 222 – em Ardmore para vencer a categoria 4-Year-Old Non Pro no dia 24. Lance a comprou para a disputa do NCHA Futurity ano passado por ser uma égua rápida e fácil de montar, mas ao mesmo tempo, faz jus ao nome, ‘zen’, focada e calma. “Estou muito feliz, ela é muito inteligente. E essa foi, realmente, a melhor apresentação de nós dois juntos”. Chad Bushaw e Snappcat ficaram com o segundo lugar ao marcar 217 pontos.
SupereyO corretor de imóveis de Fort Worth, Texas, Von Sutten, arrancou boas notas dos juízes na tarde de domingo, 25, quando ele e seu castrado, Superey, marcaram 220 e ganharam o título da categoria 5/6-Year-Old Unlimited Amateur. “Prestei bastante atenção na apresentação anterior a minha, como o gado estava se comportando. Só queria ter a certeza de termos chance de fazer um bom trabalho e Supery é um cavalo bom e honesto, deu tudo certo”. Jim Short, de Dale, Texas, com Exackta, marcaram 217.5 pontos e foram o vice-campeões na categoria.
Rockin KWEm uma grande música, ela começa calma e vai subindo o tom no meio, trazendo um pico de energia e impacto. Isso foi basicamente o que aconteceu com Rockin KW, no Arbuckle Mountain Futurity, dia 25. De propriedade de Kim e Whit Davis e montado por Kim no 4-Year-Old Unlimited Amateur, a égua mostrou uma energia confiante em sua performance na final. Foram o sétimo conjunto de 13 a trabalhar pelo título e marcaram 221 para ganhar o primeiro título delas juntas. Na Open, Rockin KW foi apresentada por Dylan Meyer, mas foi com Kim na Amador que atingiu seu ápice na competição.
Por Luciana Omena
Fonte e Fotos: QuarterHorseNews