Mais uma vez o time do Brasil de Três Tambores deu show de habilidade e superação em uma competição internacional. A delegação da NBHA BRAZIL foi ao Old West Ranch, em Coronado, Las Lajas, Panamá, para a disputa do Mundial Aberto e Paraequestre da WBHA – World Barrel Horse Association, entre os dias 04 a 06 de abril. E voltaram para casa com o título de campeão nas duas categorias.
“Para todos nós, estar presentes e competir no Panamá, nos traz outro cenário, com uma cultura, pista e cavalos diferentes do que estamos acostumados no Brasil”, revela Abelardo Peixoto, presidente da NBHA BRAZIL e chefe da delegação. Com ele, a coordenadora da NBHA BRAZIL Eliane Cristina Baastch, e os competidores Arlan dos Reis, de Roraima, Caroline Manoele Nogueira, de São Paulo, no Mundial Abierto WBHA 2025; Gabriel Augusto Claro e Giovani Ricardo, no Mundial Paraequestre 2025.
Os representantes do Brasil para a competição foram selecionados através da Copa dos Estados, que ocorreu durante a 10ª edição da Super Semana do Tambor (2024), entre os competidores mais pontuados dos Distritos NBHA de todo o país.
Brasil campeão Mundial NBHA 2025
É sempre importante reforçar que nenhum país leva seus cavalos para competições fora. Então, é seguro dizer que só de participar, conhecendo os cavalos que vão montar, e a pista, praticamente no dia da prova, já é uma vitória. Mas, voltar para casa com o título, é mais especial ainda.
Na competição Paraequestre, Giovani Ricardo (18s232) e Gabriel Augusto Claro demonstraram todo seu talento superando as adversidades do momento, como o desconhecimento da pista e dos animais. Subiram ao pódio em primeiro e segundo lugares, respectivamente, sendo aplaudidos por toda a plateia. Na Aberta, o desafio foi maior, pois o Brasil não foi bem no primeiro dia de competição. Sem desânimo, Arlan dos Reis e Caroline Manoele Nogueira se recuperaram no segundo dia para carimbar a vitória na final (soma total 72s681, após um descarte de cada um).
“Foi demais a emoção. Nossa equipe estava muito unida. E, dividir toda essa alegria com eles e todos no Brasil, não tenho palavras para definir o quanto ficamos realizados com os feitos dos competidores”, reforça Abelardo.

Sentimento de gratidão
O time brasileiro competiu contra Argentina, Austrália, Alemanha, Costa Rica, Estados Unidos, México, Panamá, Paraguai e Porto Rico. “Estou muito feliz de o Brasil trazer consigo este título nas duas categorias. Não só eu, como os competidores, que tiveram grande peso neste resultado”.
Ainda segundo Abelardo, foi uma oportunidade em que todos adquiriram experiência, porque cada competição é um desafio diferente. “Tudo o que realizamos dentro da Associação NBHA BRAZIL é feito com o intuito de incentivar o esporte Três Tambores e de motivar os competidores. Gratidão à equipe, aos organizadores do Panamá, aos competidores e ao apoio dos patrocinadores.”
Fique por dentro de tudo www.nbhabrazil.com.br e @nbhabraziloficial.
Fotos: Divulgação
Leia mais notícias aqui.