No Round 3 da PBR World Finals, Eguche vence e Kaique não pontua

Matematicamente o título está aberto ainda, mas possivelmente hoje à noite (quarta rodada) tenhamos o campeão mundial

Fazer contas acompanhando a final mundial da Professional Bull Riders pode dar um nó na cabeça. Tem o ranking geral em dinheiro e pontos e o ranking da etapa em dinheiro e pontos. Um não existe sem o outro e é preciso uma estratégia forte para chegar ao objetivo final. E essa meta pode ter duas frentes: o título mundial e o título da etapa.

José Vitor Leme

Duas competições em uma? Praticamente! Mas como disse, uma não vive sem a outra. Para quem tem chance de título mundial, é essencial fazer uma boa final. Consequentemente, estar bem posicionado na etapa. Estar entre os 15 após cinco primeiros rounds e depois se posicionar bem ao final de tudo, dá bônus importantes que pode mudar o rumo do campeonato. E tem quem persiga o título da etapa, sem ter chance de ser o campeão da temporada.

E por que estou contando tudo isso? Por causa dos acontecimentos após a terceira rodada. A PBR World Finals está acontecendo desde o dia 7 de novembro e acaba amanhã, dia 11, na T-Mobile Arena, em Las Vegas. Matematicamente, ainda tem como um dos cinco primeiros chegar ao título mundial. Para isso, os dois ponteiros precisaram não pontuar mais. Portanto, continua muito favorável que essa fivela de ouro de 2018 fique para Kaique Pacheco ou José Vitor Leme.

A situação é a seguinte agora para Kaique: Ele caiu na terceira rodada (no re-ride) e sua vantagem para José Vitor Leme agora é de 1262,5 pontos. O jovem de 24 anos se lesionou gravemente no final de semana passado e está montando no sacrifício. Ele quer muito esse título, após bater dois anos na trave. Fez uma temporada muito boa, especialmente do meio para frente. Ganhou uma boa vantagem no ranking, mas precisa melhorar sua posição na etapa para não ser ultrapassado.

Quem está ‘fungando no seu pescoço’ é o também brasileiro José Vitor Leme, 22 anos, que ganhou um terreno enorme nos últimos meses. Especialmente desde que assumiu a vice-liderança do ranking mundial, vem tirando a diferença dele para Kaique a cada montaria. Está impecável na World Finals, com três paradas em três touros, e o segundo lugar na soma de pontos. Enquanto Kaique é o oitavo.

Os brasileiros Claudio Montanha Jr e Luciano de Castro, respectivamente, terceiro e quarto do mundo, não estão fazendo uma boa final. A chance ainda existe, matematicamente, mas como não pontuaram ainda em Las Vegas, fica mais difícil. O americano Cody Teel, quinto do ranking, é o que pode chegar mais longe e ameaçar os líderes. Vem em sexto na etapa (empatado com JB Mauney), tendo feito a terceira melhor nota de ontem.

Derek Kolbaba e Marco Eguchi

Se no mundial, tudo está favorável ao Brasil, na classificação da etapa também! Marco Antonio Eguche venceu novamente na terceira rodada, empatado com Derek Kolbaba, 91 pontos. Ele lidera agora em soma de pontos a etapa final. José Vitor Leme fez 89,5 pontos, empatado com Cooper Davis, quarto lugar, e manteve sua segunda posição na etapa. Para ele, que está sendo um fenômeno desde que passou a montar nos Estados Unidos, essa é a meta. Ficar na ponta dessa tabela para ultrapassar Kaique no mundial.

Guilherme Marchi

Os únicos invictos na World Finals, após três rodadas, são: Marco Eguchi, José Vitor Leme, Eduardo Aparecido, Guilherme Marchi e Chase Outlaw. Guilherme faz sua última final, já que se aposenta esse ano. E está melhorando ainda mais seu recorde de paradas, agora são 635 em todo o tempo que atua pela PBR americana. Uma despedida, até o momento, digna do seu talento fantástico. A noite também foi melhor para os competidores, já que 21 dos 40 finalistas conseguiram superar os touros. Também obtiveram nota pelo Brasil, além dos já citados: Dener Barbosa, Ramon de Lima, João Ricardo Vieira e Alex Marcílio.

A quarta rodada marca também a final da ABBI Classic Bulls, com US$ 500 mil em jogo para os melhores touros em ação na PBR. É possível acompanhar tudo ao vivo através do Ridepass.com. A narração, inclusive, é de Adriano Moraes e Rafael Viela. Resultados completos: www.pbr.com.

Por Luciana Omena
Fotos: PBR

Deixe um comentário