Novo formato para a final Open do NRCHA Snaffle Bit Futurity

De seu início, em 1970, com 27 inscritos, o Futurity cresceu e tornou-se um dos mais prestigiados eventos da indústria mundial western

O NRCHA Snaffle Bit Futurity é um dos maiores e mais prestigiados eventos da indústria de cavalos de performance, realizado todos os anos no histórico Will Rogers Equestrian Center, em Fort Worth, Texas. Em 2018, está marcado para acontecer de 7 a 20 de outubro, e por lá os melhores potros de três anos de Working Cow Horse em busca do principal título da National Reined Cow Horse Association.

Recentemente, o Conselho de Administração da NRCHA se reuniu e anunciou uma decisão importante. Para a edição desse ano será implementado um novo formato para a final da categoria Open, visando colocar a saúde e a segurança dos animais em primeiro plano.

As provas de Working Cow Horse nos Estados Unidos têm três fases para se somar a nota final do conjunto: herd work (rebanho), rein work (rédeas) e fence work (cerca). Diferente do que ocorre no Brasil, imagino que pelo número de cavalos que competem por lá, essas fases acontecem de forma separadas. No mesmo dia, primeiro todos os cavalos fazem uma, depois todos a outra e assim por diante. E além da categoria principal, Open, os competidores ainda podem competir pela Intermediate Open e Limited Open, por exemplo.

Após as classificatórias, as finais para cada uma das categorias e suas subdivisões eram realizadas de forma separadas. E é isso que irá mudar para esse ano. Os conjuntos que avançarem para as finais da Open e também foram elegíveis para qualquer outra divisão abaixo, farão apenas uma passada em cada uma das três fases do evento e as pontuações obtidas na final Open será a mesma considerada caso o conjunto também concorra por outra classe.

Por exemplo, se um conjunto – cavalo e cavaleiro – se qualificar para a final Open e Intermediate Open, ele fará seu trabalho de rebanho, rédeas e cerca apenas uma vez. E a nota valerá também para a outra categoria. Caso determinado conjunto não seja elegível para a Open, aí ele fará sua final da Intermediate Open ou da Limited Open como de costume, de forma separada.

O Conselho de Administração tomou essa decisão, considerando todos os aspectos da nova política e moda de ver as coisas. Depois de muita deliberação, segunda a nota oficial da NRCHA, os membros do Conselho determinaram que a saúde geral dos jovens atletas equinos era prioridade. “Estamos constantemente preocupados com o bem-estar físico e mental de nossos cavalos ao longo do processo. Além de desejarmos que eles sejam bem-sucedidos no Futurity, também queremos que eles tenham carreiras longas, felizes e produtivas”, afirmou Todd Crawford, presidente da NRCHA.

Além de limitar o número de passadas, a diretoria também aprovou um cronograma que minimiza o número de vezes que um cavalo será exibido em um mesmo dia. Historicamente, os finalistas de três anos completam seu trabalho de rebanho, trabalho de rédeas e trabalho de cerca todos em um dia. Este ano, todo o trabalho de rebanho durante a final será realizado na quinta-feira, 18 de outubro, enquanto o trabalho de rédeas e o de cerca serão distribuídos na sexta-feira e no sábado.

Ao implementar este novo formato, o Conselho de Diretores da NRCHA espera diminuir o desgaste dos potros e essa é uma forma também de garantir a longevidade da carreira deles. O Working Cow Horse é um esporte que exige fisicamente dos cavalos, que precisam ser capazes de competir nos três eventos com excelente capacidade atlética e resistência. E os cavalos de três anos de idade enfrentam esse desafio no Snaffle Bit Futurity. Fique por dentro do calendário e tocas as informações clicando aqui.

Tradução e adaptação: Luciana Omena

Deixe um comentário