NRCHA Snaffle Bit Futurity de Working Cow Horse em andamento

Durante 14 dias, os melhores competidores da modalidade do mundo estão reunidos em Forth Worth

Os sonhos e desejos dos proprietários, cavaleiros e criadores de cavalos de Working Cow Horse estão bem vivos no histórico Will Rogers Memorial Center. Do primeiro dia de provas, 14 de outubro, até o final da competição, dia 20, muito tem estado em jogo, entre os títulos mais importantes da temporada com o NRCHA Snaffle Bit Futurity, nas categorias Open e Non Pro.

Somente quatro anos atrás, esses cavalos de Futurity estavam sendo desmamados e ninguém sabia o que o futuro ia reservar para eles. Depois de dois anos de treinamento árduo e perseverança, os profissionais da NRCHA estão em pista, guiando um excepcional grupo de cavalos de três anos. Amanhã (20), decide-se o momento mais esperado do ano, o campeão Open Futurity, que levará US$ 125.000,00 de premiação.

Corey Cushing e Metallic River

As classificatórias do NRCHA Snaffle Bit Open Futurity acontecem desde a abertura do evento, com 240 cavalos, começando pelas provas de Rein Work (rédeas), passando para a fase de Herd Work (rebanho) e chegando até o Cow Work (gado). O mesmo processo também aconteceu para a categoria Non Pro, que terá sua final hoje (19).

Corey Cushing e Metallic River, com 659 pontos, foram os melhores da primeira fase na Open. E Debbie Crafton, com Shiney Lil Belles, nota 644, chega como favorita ao título na Non Pro.

No meio dessas preliminares, outras provas para cavalos mais velhos foram tendo seus campeões. Como a Hackmore Open Classic em Herd Work, a primeira logo no começo do evento. Cavalos de quatro e cinco anos tomaram o centro do palco e se apresentaram nessa categoria que tem o objetivo de mostrar o verdadeiro treinamento do cowboy da Califórnia, local que se originou a modalidade.

Clayton Edsall e Bet Hesa Boon

O cavalo que mostrou mais finesse nessa primeira fase foi Bet Hesa Boon (Bet Hesa Cat x Flo N Pretty Boon), de propriedade de Beverly Vaughn e apresentado por Clayton Edsall. O rosilho de quatro anos de idade e Edsall marcaram 223, ficando não só com a maior nota da Open, mas também da Intermediate Open.

A Open Hackamore Classic contou com as disputas também em Rein Work – com melhor nota 222 para Nicholas Dowers e High Stressin Cat, e Fence Work (cerca) – tendo Shawn Hays e Moonshine And Two Advil marcado 225. No computo geral, o título ficou para Nicholas Dowers e High Stressin Cat, que somaram com as três provas 663 pontos. O segundo lugar foi de Shawn Hays e Moonshine And Two Advil, 659.

Working Cow Horse
Lannie-Jo Lisac e Soulanova

Outras provas abertas também foram realizadas. Bridle, para cavalos de seis anos para cima. E a Two Rein, para cavalos de seis anos ou acima que não competiram usando freio. Todas com as fases de Rein Work e Cow Work. Alguns resultados: Open Bridle – Corey Cushing e Sonita Lena Rey – 442,5; Open Two Rein – Randy Paul – CD Highlights – 296; Non Pro Bridle – Lannie-Jo Lisac – Soulanova – 291,5; Non Pro Two Rein – Amy D. Bailey – Electra Tuff – 430.

Todas as categorias ainda têm seu desdobramento para competidores de nível abaixo, como as Intermediate e Limited. Com a mesma nota, os conjuntos podem ser classificados nelas. E provas também para Novice Horse e Youth (jovens). Resultados completos: nrcha.com/snaffle-bit-futurity/

Por Luciana Omena
Fonte: NRCHA
Na chamada: High Stressin Cat e Nick Dowers
Fotos: Primo Morales

Deixe um comentário