De 28 de novembro a 7 de dezembro acontece o maior evento mundial de Rédeas em Oklahoma City

As semifinais do NRHA Open Futurity foram decididas logo após a primeira rodada da competição. Mais de 375 inscrições foram reduzidas aos 75 melhores em cada divisão. A categoria Aberta do potro do futuro da National Reining Horse Association é a prova de Rédeas mais esperado do ano.

Portanto, em 2019 os primeiros cavalos pisaram na pista principal do State Fair Park, Jim Norick Arena, na quinta-feira, 28. Os melhores potros de três anos do país competindo não só pelo prestígio, mas também por uma boa premiação. O campeão NRHA Open Futurity será conhecido na final do torneio no sábado, 7 de dezembro.

Dessa forma, para chegar à decisão, os conjuntos passaram por uma classificatória e uma semifinal. Na Rédeas, há níveis de competições, determinados pelo ranking geral da NRHA. Todos os competidores são elegíveis para o Nível 4, embora os posicionados entre 1° e 35 só concorrem nesse nível.

Para o Nível 3, estão elegíveis todos os competidores posicionados de 36  a 85 no ranking. Assim como para o Nível 2, concorrem os cavaleiros posicionados de 86 a 150. Enquanto no Nível 1, disputam os não ranqueados entre os 150 melhores. Essa regra vale, portanto, para Open e Non Pro.

Todos os cavaleiros de níveis mais baixos devem se inscrever em pelo menos um nível acima do seu. No Brasil, pela ANCR, também instituímos os sistema de níveis.

NRHA Futurity: oito brasileiros classificam para a semifinal
Andrea Fappani

Classificatória

Antes de tudo, foi necessário que os conjuntos marcassem mínimo de 216 pontos a fim de passar para a semifinal do Futurity Open Nível 4. O melhor conjunto da classificatória, que aconteceu de 28 a 30 de novembro, foi Andrea Fappani e Guns In My Genes, 223 pontos.

Guns In My Genes é filho de Tinker With Guns e Taris Designer Genes, de propriedade do Rancho Oso Rio. Fappani é um dos treinadores de mais sucesso da Rédeas, com mais de cinco milhões de dólares em ganhos.

A segunda melhor nota no geral – melhor nos níveis 3 e 2 – 222,5 pontos foi do jovem Cade McCutcheon com Super Marioo. Com 218,5, Hava Vital e A Sparkling Dream lideraram a Open Nível 1. A nota de corte para o N3 foi 214; 210 para o N2; e 207,5 no N1.

Resultados completos, clique aqui.

NRHA Futurity: oito brasileiros classificam para a semifinal
Fernando Salgado com Xtra Shiners Taboo marcou a maior nota entre os brasileiros – e da prova até o momento – na classificatória do NRHA Open Futurity 2019, 222 pontos

Brasileiros

Começamos a competição com dez brasileiros – 17 cavalos – na disputa do NRHA Futurity Open.  Cada treinador pode inscrever até três potros. Assim sendo, encerrada a classificatória, seguimos na competição com oito representantes – 12 cavalos. São eles:

section 1

14 – Spooks Dual Rey – Eduardo Salgado N3

32 – Gunnabeflashy – Ricardo Amaral N1

section 2

49 – Bulldoze – Gabriel Bittar Borges N2

54 – Sonshinewhiz – Marcos Guimaraes N1 N2

70 – Gunna Cee Sparks – Thiago Sobral N1 N2 N3

90 – Xtra Hickorys Wimpy – Lucio Pontes Casalecchi N1

section 3

9 – Mister Grey Wolf – Franco Bertolani N4

11 – Xtra Shiners Taboo – Fernando Salgado N4

39 – Gotta Shiney Peso – Fernando Salgado N4

53 – Gunna Be A Hot Topic – Franco Bertolani N4

73 – Hollys Hijacker – Franco Bertolani N4

75 – Gunnabeabrightstar – Fernando Salgado N4

A semifinal acontece de 2 a 4 de dezembro em Oklahoma City. Na segunda e terça, contudo, entram em pista apenas os que concorrem nos níveis de 1 a 3. Na quarta, a conclusão da classificação se dá com os que são elegíveis para ao nível 4.

NRHA Futurity: oito brasileiros classificam para a semifinal
Marcos Guimarães e Sonshinewhiz

Outros resultados

As disputas da Non Pro começaram no dia 1° de dezembro. A melhor nota da primeira seção classificatória foi de Jessicah Keller e Snips Shining Gun, 218 pontos. Para essa categoria, a primeira passada acontece até dia 3. No dia 4, será realizado o Non Pro Futurity Consolation Round, para os não classificados. Em conclusão, dia 6 será a final.

A programação conta, sobretudo, com o Adequan® North American Affiliate Championships (NAAC). Títulos em diversas categorias, inegavelmente importantes, por se tratar da final regional dos campeonatos afiliados à NRHA. Os campeões estão sendo revelados todos os dias! Fique por dentro: www.nrhafuturity.com.

Leia também:
NRHA Futurity começa com o melhor da Rédeas

Por Luciana Omena
Fonte e Fotos: NRHA