Internacional

O talento de Todd Bergen evidencia seu sucesso

O treinador e apresentador de cavalos de Rédeas é NRHA Two Million Dollar Rider e tem conquistas ainda em outras modalidades

A história de Todd Bergen foi feita em cima de muito trabalho, riscos e perseverança. Contudo, sua trajetória não se resume a isso, é muito mais. Aos 51 anos, vive em Eagle Point, Oregon, e é reconhecido como um dos cavaleiros mais talentosos e versáteis do setor. Embora ele seja o último a admitir isso.

Em 2015, Todd Bergen atingiu o status de Two Million Dollar Rider pela NRHA. Seu talento é famoso inegavelmente na Rédeas, assim como no Working Cow Horse. Tudo começou em Montana, Estados Unidos, estado em que morava o casal Dick e Karla, seus pais. Foi lá que eles cresceram, com Dick sendo criado em uma fazenda. Eles se casaram e se mudaram para o Oregon para procurar trabalho.

A inspiração do pai, que sem muito estudo tornou-se um grande empreendedor, foi decisiva. Em uma propriedade perto da Salem os primeiros cavalos chegaram e uma coisa puxou a outra. Acima de tudo, a infância serviu para ele se divertir com os amigos nos circuitos abertos da região. Quando chegou a adolescência, já sabia que queria aprender a melhor forma de treinar um cavalo.

Formou-se logo no colégio e, aos 15 anos, passou a trabalhar para Don Avila, pai de Bob Avila. Uma verdadeira universidade, já que teve contato com um modelo de criação de cavalos, laço, western pleasure, cow horse, rédeas, treinamento, doma. E ainda se apresentava em English, Trail Riding e Três Tambores.

O talento de Todd Bergen evidencia seu sucesso O treinador e apresentador de cavalos de Rédeas é NRHA Two Million Dollar Rider e tem conquistas ainda em outras modalidades
Todd Bergen

Rédeas

Nos Avila’s, Todd Bergen conheceu Tom St. Hilaire e foi trabalhar para ele em seu rancho, em Yamhill, Oregon. Foi, de fato, o ponta pé inicial dele na Rédeas. Em suma, naquele verão de 1986, se classificou para as finais do AQHA Youth World em diversas disciplinas. Contudo, por insistência do pai, foi fazer faculdade e por um tempo ficou longe dos cavalos. Seja como for, suficiente para que ele percebesse que não queria essa distância.

Sem a anuência dos pais, seguiu seu coração e foi trabalhar com cavalos. Ainda se apresentava em diversas modalidades, mas a paixão pela Rédeas logo ficou evidente. Em 1991, Todd Bergen já mantinha seu foco em um só esporte. Desde seu primeiro título na AQHA ele nunca mais parou de subir ao pódio. Em 1995, conquistou o NRHA Open Futurity com Todaysmyluckyday. Em seguida, aos 27 anos, se lançou na carreira solo como treinador.

Ao lado da esposa Missy montou o Todd Bergen Performance Horses e desde 1999 estão instalados em Eagle Point. Um dos treinadores mais versáteis, com dom para treinar o mesmo cavalo, por exemplo, para Rédeas e Working Cow Horse. Presente, acima de tudo, nos maiores eventos dessas duas modalidades. Se somados os prêmios nas diversas disciplinas ele ultrapassa os quatro milhões em ganhos.

Todd Bergen dominou o circuito de 2012 a 2017, como líder de estatísticas, com títulos no AQHA World Show, NRHA Derby, NRHA Futurity, NRCHA Snaffle Bit Futurity, NRCHA Stakes, NRCHA Derby, NRCHA Bridle Spectacular, entre outros.

Fonte: Website Official
Tradução e adaptação: Luciana Omena
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal

Veja mais notícias no portal Cavalus