David Isham percorreu um longo caminho par montar seu negócio em Decatur, Texas
O que começou como uma pequena loja western em um shopping em Decatur, no Texas, se tornou uma marca e um negócio que todos na indústria conhecem. A National Roper’s Supply nem sempre foi NRS. Proprietário e fundador, David Isham lembra como tudo começou em 1989, quando a loja estava em seus estágios iniciais.
“Chamava-se Bryan’s Western Wear e a família queria sair do negócio”, lembra Isham. “Eu consegui negociar um acordo para comprar a loja que ficava em um centro comercial, perto da mercearia em Decatur. Em 1º de fevereiro de 1989, assumi”. Avançando 30 anos depois, o que começou como um local para vender roupas, tornou-se hoje um varejo enorme em quatro locais nos Estados Unidos, um centro de treinamento e de eventos, seis concessionárias de trailers e um negócio de comércio eletrônico em expansão.
Isham contou com a ajuda de Mildred, funcionária da Bryan’s, que o ensinou tudo o sobre o setor de varejo western. Juntamente com a ajuda de Mildred ele passou a introduzir produtos para selas em sua loja. Sua paixão pelo Laço em Dupla, que já existia antes, o levou também a agregar produtos relacionados ao esporte. “Comecei a introduzir produtos que eu também usaria”.
Depois de crescer no primeiro local, Isham abriu uma segunda loja em Decatur. Percebeu logo que a empresa que ele tinha criado possuía praticamente tudo que um cowboy precisa. Além de ser forte regionalmente, podia se tornar conhecida também nacionalmente. E essa ideia o levou a pensar no próximo passo. “A essa altura, eu sabia que o nome da minha loja não representava realmente quem eu era”, reforça Isham.
Foi ai que surgiu a National Roper’s Supply. Com um novo nome, e anúncios veiculados em várias publicações de rodeio, Isham começou a desenvolver a marca NRS. Junto com esse crescimento, ele teve a ideia de produzir um catálogo de pedidos pelo correio. Recebia muitas ligações pedindo um local onde pessoas de fora de Decatur pudessem ver os produtos e fazer pedidos.
Para ajudar no processo, Isham contratou Mark Pingel, um jovem que estava dirigindo para os campeões mundiais de Team Roping Mike Beers e Dee Pickett. “Mark estava na estrada ajudando esses caras a se prepararem para os rodeios, então eu sabia que ele conhecia bem os produtos que eu vendia. Foi ele que saiu mostrando o catálogo inicial”, conta. No outono de 1994, 14 mil catálogos foram encomendados e dois mil enviados pelo correio.
“O telefone não parou de tocar e acabamos enviando todos os 14 mil”. Ele credita o negócio de venda por correspondência e o sucesso da primeira loja em Decatur são os responsáveis pela expansão quando abriu as lojas de Granbury e Weatherford, ambas no Texas. A quarta loja do conglomerado NRS foi inaugurada Wickenburg, Arizona.
Com tudo correndo acima do esperado, Isham sentiu que era hora de construir sua loja de varejo dos sonhos em sua cidade natal, Decatur. Em 2015 abriram no local que estão agora, localizada no rancho que ele e sua família construíram. O que começou com 24 acres (9,72 hectares) agora tem mais de 400 acres (161,85 hecatares), incluindo o NRS Ranch e demais instalações.
A megastore é gigantesca e está abarrotada com tudo o que cavaleiros e amazonas precisam. Destino certo dos brasileiros que chegam aos Estados Unidos, seja para treinar ou comprar. De selas, cordas, produtos de saúde animal, equipamentos de fazenda a vestuário western com botas e chapéus. A ideia de ter o centro de treinamento foi também formatada para levar competidores e poder responder perguntas dos clientes a respeito do uso dos equipamentos. Desde 2003, mais de 500 clínicas foram realizadas no NRS Training and Event Center.
Os clientes precisavam também de um lugar para comprar um trailer, essencial para transportar seus animais e levá-los às competições. Então, Isham e seu parceiro de negócios, Mike Henderson, espalharam a venda de trailers. Além de Decatur, a NRS Trailers também está em Willis, Texas, Oklahoma City, Oklahoma, Fort Scott, Kansas, Ocala, Flórida e Wickenburg, Arizona.
“Uma das coisas de que mais me orgulho, e o que muita gente desconhece, é que a NRS ainda é apenas o David Isham e os negócios da família, juntamente com seus funcionários incríveis, que são como família”, diz Isham. Apesar da grandiosidade, a NRS opera com pouco mais de 300 funcionários. Dois dos quais são filhos de Isham. Um deles atua na contabilidade e administração e a outra no marketing.
“É definitivamente um assunto de família. Eu tenho muita sorte de poder trabalhar fazendo algo que amo tanto com o tipo de pessoas que amo e o tipo de clientes que eu amo tanto ”, reitera. No entanto, ele jamais imaginou que chegaria a esse patamar. Para durar ainda mais 30 anos, ele pensa em continuar fazendo parcerias com grandes marcas do varejo. Quer lançar um site mais interativo e fácil de usar.
“Honestamente, você está falando com um cara que teve uma vida abençoada. Deus me abençoou. Eu sou um copo que está sempre meio cheio, nunca é meio vazio. Eu não sou pessimista. Eu não olho para trás.”
Fonte: Cowgirl Magazine