De Weatherford, Texas, o treinador é ganhador de mais de US$ 7 milhões em provas e também faz parte do NCHA Cutting Hall OF Fame
Paul Hansma está ranqueado como um dos Top 5 nas estatísticas entre os treinadores líderes de Apartação pela NCHA. São mais de US$ 7 milhões em ganhos desde que resolveu ser parte da industria dos cavalos, mais especificamente da Apartação. Ele é responsável por treinar e apresentar cavalos para todas as categorias, Open, Non Pro e Amador.
Para quem acompanha as provas dessa modalidade, certamente já pode vê-lo em pista em todos os grandes eventos por todos os Estados Unidos. Recentemente, ele realocou sua operação de treinamento, o Bar H Ranche, para as dependências do SDP Buffalo Ranch, em Forte Worth, Texas. Os cavalos sob sua orientação estão há alguns minutos de distância do templo da Apartação, o Will Rogers Coliseum.
Paul tem título de NCHA Open Futurity, montando Playboy McCray em 1996. Ele e seu irmão Winston Hansma estão envolvidos com grandes cavalos, como Dual Pep, CD Olena, Hicapoo, Capoo, Playboy McCray e Swinging By Choice, para citar alguns. Winston também já ganhou o NCHA Futurity. Os dois cresceram em uma fazenda em Alberta, no Canadá e foram atraídos para o Texas por causa da Apartação. O estilo diferenciado deles foi o responsável pelo sucesso, fazendo com que toda a indústria os percebesse.
Segundo o Cutting Horse Central, seus mais recentes feitos são: finalista 2019 NCHA Metallic Cat Summer Spectacular Open Classic; do 2019 Breeder’s Invitational Open Derby Gelding e Open Derby 10K; do 2019 NCHA Kit Kat Sugar Super Stakes Open Classic e Open Derby; do 2019 Bonanza Classic Open; do 2018 NCHA Summer Spectacular Open Derby (terceiro lugar) e Open Derby Novice, entre outros, como presença no Abilene Spectacular, Cattlemen’s Futurity, Southern Futurity, Waco Texas Futurity PCCHA Futurity.
Entre os cavalos que apresentou nos eventos acima, nos últimos dois anos, The Animal, The Heart Breyk Kid, Paradox Metallica, Peepaboo, Metal Art, SCR Hydrive Chic, Cornfucius. Purdy Metallic, Bowmerang. Poucos chegaram onde ele chegou. À sua frente apenas Phil Rapp, Matt Gaines, Lloyd Cox e Austin Shepard. Apesar do orgulho de alcançar esse status, chegar a esse patamar nunca foi uma meta na carreira. Ou seja, ele não trabalhou o tempo todo pensando nesses números.
Em vez disso, Paul sempre procurou, e até hoje procura, fazer o melhor que pode toda vez que entra em uma pista de Apartação. “Meu objetivo sempre foi ser muito consistente, estar presente nos eventos e ser competitivo, ser conhecido e respeitado como cavaleiro”, contou à época que bateu a marca dos seis milhões de dólares em ganhos. Sua vitória de maior prestígio, o NCHA Futurity, aconteceu em 1996, com Playboy Mccrae.
Várias pessoas influenciaram Paul até agora durante sua carreira. E ele fica agradecido por cada conselho e assistência. Também agradece a sua família e a todos seus os assistentes, instrutores, funcionários. Sem uma equipe, para o treinador, o sucesso não é possível.
Há quase dois anos Paulo vive um drama com sua esposa Julie. Também competidora de Apartação, ela se machucou gravemente enquanto andava a cavalo durante uma prova em Bryan, Texas. Paul e Julie estavam montados, quando o cavalo dela tropeçou e caiu. Julie bateu a cabeça e ficou com graves ferimentos cerebrais. Ela segue em recuperação e em sua jornada de cura.
Fonte: NCHA, Cutting Horse Central e Quarter Horse News
Tradução e adaptação: Luciana Omena
Fotos: Cedidas