O treinador Pedro Baião foi campeão da categoria Open Stakes Nível 2 durante o Cactus Reining Classic 2023. Montando Trashya N Hollywood, de Marc e Kathy Gordon, o brasileiro marcou 217,5 pontos, retomando o lugar mais alto do pódio em um grande evento da modalidade Rédeas nos Estados Unidos.
Com essa mesma apresentação, foi oitavo lugar Nível 4. Mineiro de Teófilo Otoni, Pedro Baião (foto de chamada) fixou residência nos Estados Unidos há mais de 15 anos e trabalha com Rédeas desde então. Entre seus resultados mais expressivos, ele foi campeão NRHA Futurity Open N1 e N2 em 2012 e do N2 em 2016.
O Cactus Reining Classic acontece desde 2005 no WestWorld of Scottsdale, em Scottsdale, Arizona. As principais disputas são o Derby, para cavalos de 4, 5 e 6 anos hípicos, e o Stakes, para cavalos de 4 anos. Os cavalos de quatro a seis anos correm todos em uma mesma ordem de entrada. Mas, ao final, existe uma classificação separada. Uma geral, o Derby, e uma somente para os cavalos de quatro anos, o Stakes.
O campeão Open Stakes foi Jason Vanlandingham, com Rufalicious, nota 225. Na Open Derby as coisas ‘esquentaram’. A campeã Cactus Reining de 2023 nessa categoria marcou excelentes 230 pontos. Gina Maria Schumacher e Gunnastepya, portanto, foram a sensação do evento.
O melhor brasileiro no Cactus Reining Open Derby foi Fernando Salgado, que acabou de se tornar NRHA Million Dollar Rider. Montando Bob Reiner, marcou 224,5 pontos. O treinador também levou Xtra Wimp It Good ao Top 20 do Nível 4 ao anotar 224 pontos.
Cactus Reining Classic sempre positivo para os brasileiros
Não tem um Cactus Reining Classic sem que tenhamos boas notícias dos treinadores brasileiros na competição. Em 2023, também disputaram a Open Derby: Gabriel Borges com Silver Whizkey Shot e Special Kinda Gun; Franco Bertolani com Blueyed Girl, Sixty Six Secrets e Holly By Inferno; Fernando com Twomilliondollarchex; Pedro e Trashya N Hollywood; Clermerson Barbalho com Spooks Gotta Outfire e Gottablessthismess; Leonardo Kellerman e Whizsicle.
Gabriel Borges, com Westcoast Paleface, foi quinto lugar Open Wild Card N4 ao marcar 221 pontos. Nessa mesma categoria, Franco Bertolani foi nono N4 e sexto N3 com Inferno Town (217 pontos). Pedro, com Trashya N Hollywood, foi oitavo N3 e quarto N3 (216,5 pontos), enquanto Clemerson Barbalho e LG Harlee Dream ficaram em 12° N3 e sexto N2 (216 pontos).
Leonardo Kellerman e Got Diamond Guns, Franco com In My Feelings e Shining 66 também participaram da Open Wild Card.
Classificatória para o TRFAM – Million Dollar Competiton
Produzido pelo Brumley Management Group e pelo RBB Inc., o Cactus Reining Classic faz parte de uma cadeia de eventos, que inclui ainda o Reining by the Bay e o High Roller Reining Classic. O Brumley Group, por sua vez, é parceiro do milionário The Run For a Million, e a classificatória para o TRFAM – Million Dollar Competiton aconteceu no Arizona.
Entre os inscritos para o Derby, que também assinalaram que concorreriam às dez vagas para a ‘Prova do Milhão’, Gina Maria Schumacher e Gunnastepya lideraram a classificação. Seguidos por Tinker With Dreams/Dany Tremblay; Varsity Blu/Cade McCutcheon; Best Shine/Jason Vanlandingham; Vintage Vinny/Gennaro Lendi; Starlights Voodoo/Mandy McCutcheon; Spat Toy Boy Gun/Trevor Elliott Dare; Whoz Joe Daddy/Dan L Huss; Sassy Son Ofa Gun/Martin Muehlstaetter; Magnums Custom Dream/Casey Hinton.
Resultados completos e outras informações, clique aqui.
Por Luciana Omena • Redação Cavalus
Crédito da foto de chamada: Divulgação Cactus Reining Classic/Wattenberry
Leia mais notícias internacionais aqui.