PG Heavily Armed e James Payne marcaram 229 na Classic/Challenge Open

Um dos maiores eventos de Apartação do mundo, NCHA Summer Spectacular Derby, acontece até dia 5 de agosto

A final do Metallic Cat National Cutting Horse Association Summer Spectacular Classic/Challenge Open aconteceu no dia 21 de julho com 26 cavalos, com o vencedor não foi nada além de um rosto ente muitos. Ele já havia marcado um destaque na competição, ao vencer a primeira classificatória, empatado, com um 224.

PG Heavily Armed, filho de Playgun, de criação de Dick Pieper, deu uma amenizada na segunda passada, quando marcou 216. Mas com 440 pontos de soma total, se classificou para a final. E foi no momento decisivo que mostrou todo seu potencial. Levou James Payne a marcar 229 pontos, cinco a mais que o segundo lugar, e levar o título da categoria.

O Summer Spectacular é uma prova para cavalos mais velhos. Nas categorias do Classic/Challenge, competem animais de quatro anos hípicos, e nas categorias do Derby, animais de cinco e seis anos hípicos. As provas acontecem desde o dia 15 de julho, no Will Rogers Complex, em Fort Worth, Texas.

PG Heavily Armed e James Payne

A premiação pela vitória foi de US$ 18.639,00, deixando felizes não só o treinador, mas também os proprietários do cavalo, Michael e Brenda Armstrong, de Marietta, Oklahoma. “Estamos muito empolgados por termos tido a chance de mostrá-lo bem. É sempre divertido assistir James apresentando esse cavalo, porque ele fica firme e rápido o tempo todo. Não deixa dúvidas de que são um ótimo conjunto”, afirmou Brenda.

Metallic Smart Cat e Matt Miller,
reservados na Open

Payne montou o garanhão para a vitória na ordem de entrada 18 entre. Embora tenha se classificado entre os cinco melhores, ele não se concentrou nisso. Ao contrário, tentou compensar qualquer erro que tivesse cometido. “Eu queria apenas receber um grande cheque. Geralmente, as vezes que eu tenho ido mais calmo para pista, tenho me dado bem. Fiquei nervoso no segundo go, pois não queria estragar o que fizemos na primeira rodada”, disse Payne.

Já que PG Heavily Armed tem seis anos, Payne planeja continuar indo a provas com ele esse ano todo, como West Texas, Cotton Stakes, Brazos Bash e Southern Futurity. Depois que ele se aposentar dos eventos de idade limitada, Armstrong vai separá-lo para a reprodução ano que vem. No entanto, a ideia não é aposentá-lo totalmente, esperando ir a alguns eventos do NCHA World Series of Cutting também.

No dia seguinte, 22 de julho, foi a vez da final da Classic/Challenge Non Pro. Logo no começo da prova, Carol Anderson Ward e Crafty With Cows marcaram 218 pontos, mantendo a liderança até o antepenúltimo conjunto entrar. O criador do Texas Steve Anderson entrou e marcou 223 pontos com seu castrado de seis anos de idade, Littlemak, em uma emocionante demonstração do que a Apartação tem de melhor.

Steve Anderson e Littlemak

“Eu amo competir no Will Rogers”, disse Anderson depois de subir no pódio do Coliseum pela segunda vez esse ano – Com Littlemark ganhou também a Classic Non Pro no NCHA Super Stakes em abril. “Na primeira classificatória, fomos na primeira bateria e não fomos tão bem, não sou uma pessoa matutina. Mas seguimos, e na segunda passada fomos um pouco melhor, suficiente para estarmos na final”.

Filho de Starlights Gypsy e Justa Swinging Gal, Littlemark é um pouco temperamental. Anderson conta que desde que o comprou, aos quatro anos de idade, tem que ser delicado na programação de treinos. “Aqui, durante a prova, eu quase não treinei com boi. Fizemos um pouco de treino na bandeira e só. Aqueço ele pouco antes da prova e entramos”.

Anderson e Littlemak estão inscritos no West Texas Futurity em Amarillo, Texas, se tudo correr conforme o planejado. O cavaleiro compete desde 1997 e já acumula em ganhos mais de 700 mil dólares.

Acompanhe todos os resultados clicando aqui.

Por Luciana Omena
Fonte: Quarter Horse News

Deixe um comentário